Sunday 19 August 2007

UNPol diz que calma voltou ao Timor-Leste, exceto em duas cidades

íli - A Polícia das Nações Unidas (UNPol) anunciou hoje que a calma predomina em quase todo o Timor-Leste, após mais de dez dias de distúrbios, exceto em duas cidades do leste, onde a situação ainda é tensa.

"A situação da segurança no Timor-Leste como um todo se acalmou, mas em Viqueque e Lautem ainda é tensa", disse um porta-voz da UNPol.

"As missões de avaliação do Governo e da ONU farão uma análise completa do efeito da violência e apresentarão uma lista das necessidades do povo, além da forma de atendê-las, o mais rápido possível", indicou o funcionário.

O presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, se reuniu hoje em Díli com o enviado especial do secretário-geral das ONU no país, Atul Khare, e com o novo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, cuja nomeação, no dia 6, foi o estopim dos distúrbios.

Khare afirmou que discutiram a reforma necessária na segurança do país, que, segundo a Missão Transitória da ONU no Timor-Leste (Unmit), passa pela melhora da legislação e das relações entre as Forças Armadas e a Polícia.

"O fortalecimento do Exército e da Polícia é crucial para o desenvolvimento e modernização do Estado, e as Nações Unidas ajudarão o Governo a fazer com que o setor da segurança seja eficiente, efetivo e capaz", acrescentou Khare, também chefe da Unmit.

Gusmão pediu à população que esclareçam suas diferenças de maneira pacífica e através do diálogo, sem recorrer à violência, como ele faz com o secretário-geral da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri.

"Alkatiri e eu temos grandes diferenças políticas, mas nos respeitamos e nos consideramos timorenses. Espero que o povo possa seguir nosso exemplo e não se enfrentar, como está ocorrendo em Baucau, Viqueque, Díli e outras partes do país", disse Gusmão.

A Fretilin ganhou as eleições legislativas de 30 de junho, com 21 deputados, mas Gusmão, em segundo lugar com o Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT), formou uma aliança de quatro partidos que juntos controlam 37 das 65 cadeiras do Parlamento unicameral.

Alkatiri pediu calma a seus seguidores e diz que não está por trás da violência, mas afirma que o Executivo formado é ilegal, porque a Constituição do país estabelece que o Governo deve ser formado pelo partido vencedor das eleições, o que não foi respeitado dessa vez.

O Timor-Leste atravessa uma crise política desde abril de 2006, quando a Fretilin governava, Gusmão era o presidente e o independente Ramos Horta tinha a pasta de Assuntos Exteriores.
As eleições presidenciais de 9 de maio (segundo turno) e as parlamentares de 30 de junho deste ano tiraram a Fretilin do poder, apesar de ser a legenda com maior base popular.

1 comment:

Anonymous said...

Timor Leste: “Líderes da Fretilin devem resolver os problemas em Baucau e Viqueque”

Cornélio Gama L-7: “Líderes da Fretilin devem resolver os problemas em Baucau e Viqueque”

O Chefe da bancada Undertim no Parlamento Nacional, Cornélio Gama “L-7”, afirma que os líderes da Fretilin devem resolver os problemas de violência que se verificaram em Baucau e Viqueque, porque os militantes e simpatizantes do partido Fretilin, nestes distritos mais afectados pela violência, não querem ouvir ninguém.

«Na sexta-feira passada, no encontro com as F-FDTL, PNTL, UNPOL e FSI no aeroporto de Baucau, foi discutido o assunto de como resolver os problemas em Baucau, Lospalos e Viqueque. Foi ainda realizado outro encontro com a população, onde muitas pessoas gritaram contra o facto de os partidos derrotados se terem tornado vencedores e o partido vencedor das eleições se ter tornado derrotado, dando “Vivas” à Fretilin», informou Cornélio Gama L-7 aos jornalistas, no Parlamento Nacional.

Cornélio Gama L-7 explicou que em Baucau algumas casas foram queimadas e as actividades locais ficaram paralisadas, portanto os líderes da Fretilin é que devem resolver esses problemas.

«Quando fiz uma visita a Baucau, ouvi toda a gente a gritar “Viva Fretilin, A Luta Continua”, o que significa que essa gente são militantes da Fretilin. Todo o espaço desde a Vila Antiga até à Vila Nova ficou cheio de bandeiras da Fretilin, e além disso, de casa em casa e ao longo da estrada de Baucau a Laga, grupos da juventude apoiante da Fretilin apedrejavam desordenadamente as viaturas que passavam», informou Cornélio Gama.

Portanto, para resolver o problema, de acordo com o responsável, a liderança da Fretilin tem de descer à base e explicar aos seus militantes e apoiantes, pensando que não há necessidade de uma visita do Presidente da República ou do Primeiro-Ministro. JNSemanário.