Tuesday 7 August 2007

Confrontos com a Polícia deixam sete timorenses feridos


Díli, 7 ago (EFE).- Sete pessoas foram feridas hoje na cidade timorenses de Baucau, cerca de 120 quilômetros a leste de Díli, nos confrontos da Polícia com grupos de jovens que protestam contra a designação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro.

O inspetor Pedro Belo declarou à Efe que os agentes da ordem dispararam balas de borracha e lançaram gás lacrimogêneo para dispersar os arruaceiros.

"Infelizmente, alguns escritórios, como os de Agricultura, Obras Públicas, Assuntos Sociais e a Caritas, foram queimados. A Polícia deteve alguns indivíduos", disse Belo.

O diretor do Hospital de Baucau, Libório da Costa Alves, disse que a unidade de urgência recebeu sete jovens com ferimentos, um deles em estado crítico.

Aparentemente, os arruaceiros são seguidores e simpatizantes da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), o partido que venceu as eleições de 30 de junho, com 21 das 65 cadeiras do Parlamento. Segundo a Constituição, ele deveria ter recebido do presidente a missão de formar um Governo.

No entanto, o presidente timorense, José Ramos Horta, encomendou a tarefa a Xanana Gusmão, que encabeça uma coalizão de quatro partidos e 37 parlamentares, o suficiente para constituir um Governo estável.

Um Governo do Fretilin seria frágil, sem apoio do Parlamento.

Gusmão deve tomar posse como primeiro-ministro amanhã.

No comments: