Monday 6 August 2007

EUA pedem aceitação do novo governo do Timor Leste


Washington, 06 Ago (Lusa) - Os Estados Unidos pediram que todas as "partes" timorenses aceitem o novo governo de Xanana Gusmão e trabalhem em conjunto para a construção de um país "estável e próspero".

O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta (foto), convidou oficialmente nesta segunda-feira o ex-presidente Xanana Gusmão, atual líder do partido oposicionista Congresso Nacional da Reconstrução de Timor Leste (CNRT), para ser o novo primeiro-ministro. A posse ocorrerá na quarta-feira.

Em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano elogiou a formação do governo e "felicitou" os timorenses pela realização de "eleições presidenciais e legislativas pacíficas, livres e justas".

Segundo o documento, os Estados Unidos estão prontos para "ajudar o governo do primeiro-ministro Gusmão a fazer face aos desafios à sua frente e reafirmam o seu empenho em trabalhar com todas as partes para promover o contínuo desenvolvimento do Timor Leste".

"Juntamo-nos à comunidade internacional para apelar a todas as partes para aceitarem o novo governo e a trabalharem em conjunto pacificamente para construírem um país estável e próspero", diz o texto.

No comments: