Tuesday, 7 August 2007
Xanana Gusmão tomou posse como primeiro-ministro sem a presença da Fretilin
Díli, 08 Ago (Lusa) - Xanana Gusmão, presidente do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), tomou hoje posse como primeiro-ministro do IV Governo Constitucional, numa cerimónia sem a presença da Fretilin que o ex-chefe de Estado encerrou com um apelo contra a violência.
"O povo tem vindo a provar que a política de intimidações e violência não o desencoraja, no momento crucial de dar o sim ou o não, ao seu próprio futuro", declarou Xanana Gusmão num longo discurso de posse.
"Os resultados da eleição do passado dia 30 de Junho são absolutamente inequívocos, abrindo um novo ciclo na vida política do país", afirmou o novo primeiro-ministro.
"Este mandato revela a vontade política de mudança dos timorenses, um sinal de confiança, mas também de exigência e por isso dedico-o a todos os timorenses, desde Lospalos a Oécussi", afirmou Xanana Gusmão.
Nenhum dirigente da Fretilin compareceu à tomada de posse do IV Governo Constitucional, uma ausência que vários elementos da Aliança para Maioria Parlamentar, de que o CNRT faz parte, consideram "lamentável" e "triste".
Num longo discurso em que estabeleceu as prioridades da governação, Xanana Gusmão defendeu "uma transformação radical do Estado que denuncie o partidarismo existente na Administração Pública".
Outra proposta é a aplicação de "um novo sistema fiscal" como proposto pelo Presidente da República, José Ramos-Horta.
Durante a cerimónia de posse, que decorreu no Palácio de Lahane, a sul de Díli, ocorreu uma manifestação contra a formação do novo Executivo em frente ao Palácio do Governo, no centro da cidade.
PRM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment