Friday 10 August 2007

Pelo menos 110 casas foram destruídas no Timor desde Quinta-Feira


Lisboa, 10 Ago (Lusa) - Pelo menos 110 casas foram destruídas nas últimas 24 horas nos distritos de Viqueque e Baucau, leste de Timor Leste, na seqüência dos incidentes violentos iniciados nesta semana em Díli, disse a porta-voz da Polícia das Nações Unidas (UNPol), Kedma Mascarenhas à Agência Lusa nesta sexta-feira.

Os incidentes em Timor Leste estão relacionados com o impasse que rodeou a designação do premiê, empossado na quarta-feira. A Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), vencedora das legislativas de 30 de junho, mas sem maioria absoluta, rejeitou a escolha do ex-presidente e líder do oposicionista Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), Xanana Gusmão.

A Fretilin classificou a nomeação de "golpe de Estado constitucional", mas o presidente José Ramos Horta justificou a escolha de Gusmão, indicado por uma coligação pós-eleitoral liderada pelo CNRT, a que se juntaram mais três partidos minoritários, pela maioria parlamentar obtida após a aliança.

De acordo com Mascarenhas, ainda não foi determinado o número de pessoas que abandonaram suas casas e se refugiaram nas montanhas em razão dos incidentes. "A situação agora está calma em Baucau e Díli. No caso da capital não há registro de incidentes desde quinta-feira de manhã."

Embora tenha sido confirmada oficialmente a destruição de 110 casas, a UNPol dispõe de informações que apontam para a destruição, parcial ou total, de 142 casas, além de outros incidentes, como bloqueios de estradas.

Além das mais de 50 detenções feitas na quarta-feira em Baucau pela Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) e UNPol, mais quatro pessoas foram presas nesta sexta-feira.

Em Díli, foram feitas 17 detenções, todas relacionadas com apedrejamentos de carros da Polícia Civil e das Nações Unidas e confrontos entre grupos de jovens rivais, em incidentes concentrados à noite.

Em relação às pessoas que abandonaram as suas casas, Mascarenhas disse à Agência Lusa que "por enquanto não há um número", mas afirmou que representantes das agências da ONU "viajam sábado de avião para Baucau, para fazerem uma avaliação da situação e contabilizarem o número real de refugiados".

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apelou para a proteção das escolas, algumas das quais foram destruídas nesta mais recente onda de violência em Timor-Leste. Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Unicef disse temer que a violência ponha em risco o início do ano escolar, oficialmente iniciado na segunda-feira

No comments: