Thursday, 9 August 2007

Distúrbios no Timor-Leste deixam pelo menos 42 feridos



íli, 10 ago (EFE).- Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas e 4 mil fugiram de suas casas devido aos distúrbios em Viqueque, cerca de 250 quilômetros ao leste de Díli, em protesto contra a nomeação como primeiro-ministro de Xanana Gusmão, informaram hoje fontes oficiais.

"De terça-feira até esta manhã, o hospital recebeu 42 feridos dos conflitos em Viqueque e Uatulary. Alguns foram embora depois de tratados, por razões de segurança. Agora só temos 18 internados", declarou à Efe a médica Odete Maria Ximenes, do Hospital de Viqueque.

O inspetor José de Carvalho confirmou que mais de 4 mil pessoas abandonaram a cidade. Pelo menos 600 casas foram destruídas e queimadas durante os distúrbios.

Segundo Carvalho, a violência na cidade tem um componente político, a nomeação de Gusmão, e outro sectário.

Os protestos são atribuídos a seguidores da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin). O partido foi o mais votado nas eleições legislativas de 30 de junho, mas não vai governar, como estipula a Constituição. Gusmão, com seu Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT), formou uma aliança que garantiu maioria no Parlamento.

"Os que fugiram de suas casas estão escondidos nos montes, na selva ou na igreja. Mas a igreja também se transformou em alvo, por isso pedimos proteção à força internacional de segurança e à Polícia da ONU", disse Carvalho.

Ele acrescentou que a Polícia deteve mais de 200 suspeitos nas últimas 48 horas.

O presidente timorense, José Ramos Horta, e o enviado especial do secretário-geral da ONU, Atuk Khare, devem visitar amanhã Baucau e Viqueque para tentar pacificar a população.

3 comments:

Anonymous said...

Senhora Ministra da Justica!

Faca Justica pois que e mais importante isso agora do que pao para a boca.

Justica ja

Anonymous said...

A destruicao que esta a ser feita pela fretilin em Timor Leste, foi tudo planeado pelos lideres.

"Se Fretilin perder vamos queimar tudo".

"se Fretilin perder vai correr sangue".

Dito e feito, nao e' Sr Alkatiri e Luolo.

Anonymous said...

NOTICIA DE ULTIMA HORA

PEDIDO DE AJUDA A FRETILIM E A TODOS DEFENSORES DE RL E DEMAIS
PAPAGAIOS OPINATIVOS DOS VARIOS BLOGS SOBRE TIMOR:

NOS, OS POBRES TIMORENSES QUE PADECEM DO MESMO MAL DO RL, VIMOS SOLICITAR A V.EXAS, QUE NOS AJUDEM A IR PARA A MALASIA, SINGAPURA OU QUALQUER OUTRO PAIS ONDE POSSAMOS SER TRATADOS.
NOTA DE RODAPE: NOS SOMOS HONESTOS, POBRES E SIMPLES CIDADAOS E NUNCA FOMOS CONDENADOS A PRISAO.

UM ABRACO

PELOS SOFREDORES

MAU DICK