Saturday 4 August 2007

Novos fundos vão ajudar 100 mil deslocados internos no Timor-Leste


Genebra, 3 ago (EFE).- A Organização Internacional de Migrações (OIM) recebeu ? 668.350 do escritório de ajuda humanitária da UE para assistir cerca de 100 mil deslocados internos no Timor-Leste, anunciou hoje o organismo com sede em Genebra.

Os fundos serão usados para melhorar as condições logísticas, de transporte e as operações humanitárias nos 16 campos de deslocados internos, assim como para facilitar o retorno e a assistência para a reintegração de centenas de famílias, disse a OIM em comunicado.

"A contribuição da Comissão Européia chega em um momento particularmente crítico, quando a OIM, o Governo e seus associados humanitários redobram esforços para garantir uma contínua proteção aos deslocados internos", declarou o chefe da OIM na capital do Timor-Leste, Dili, Luiz Vieira.

Os fundos facilitarão o retorno e a reintegração dos cerca de 100 mil deslocados que vivem há mais de um ano em acampamentos nos arredores de Dili.

O país asiático viveu uma onda de violência em maio de 2006 que o deixou à beira da guerra civil, causou a morte de várias pessoas e provocou uma mudança de Governo com a renúncia do então primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

Desde a explosão da crise, a OIM recebeu doações do Fundo de Emergência da ONU, da Austrália e do Japão no valor de cerca de US$ 4,4 milhões para ajuda aos deslocados internos no Timor-Leste.

No comments: