Thursday 2 August 2007

Timor-Leste: Alkatiri propõe PM independente e dois vices e anuncia boicote ao Parlamento


Díli, 02 Ago (Lusa) - A Fretilin anunciou hoje que propôs ao presidente timorense a nomeação de um primeiro-ministro independente e dois vice-primeiros-ministros, um indicado pelo partido e outro "pelo CNRT e seus aliados", para ultrapassar a crise da formação do novo governo.
Em conferência de imprensa em Díli, o secretário-geral da Fretilin e ex-primeiro-ministro, Mari Alkatiri, anunciou também que o partido decidiu boicotar os trabalhos do Parlamento Nacional e alertou que "nada vai funcionar no país" se o partido maioritário não for convidado a formar governo.
Mari Alkatiri explicou que o boicote da Fretilin ao parlamento, que impede a formação da respectiva comissão permanente e de outras comissões, "é a única arma que o partido pode usar, em vez de usar a violência e a criminalidade generalizada que outros usaram para há um ano fazer cair o primeiro-ministro que tinha maioria absoluta".
Quarta-feira, o presidente timorense, José Ramos-Horta, adiou pelo menos até sexta-feira a indigitação do novo primeiro-ministro, explicando que "todos [os partidos] pediram mais tempo" para encontrar uma solução de governação que inclua a Fretilin e a oposição.
A Fretilin (Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente), que venceu as eleições de 30 de Junho sem maioria absoluta, reclama o direito de formar governo como partido mais votado.
Em alternativa, a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), formada após as eleições, apresenta uma plataforma dos quatro maiores partidos da oposição, com o apoio não formalizado de um quinto partido, como "garantia de estabilidade".
Integram a AMP o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), a coligação Associação Social Democrática Timorense e Partido Social Democrata (ASDT/PSD) e o Partido Democrático (PD).
PRM.
Lusa/Fim

No comments: