Saturday 11 August 2007

Governo indonésio felicita Xanana Gusmão

As autoridades indonésias felicitaram hoje Xanana Gusmão o novo primeiro-ministro de Timor-Leste, cargo em que foi empossado na passada quarta-feira.


"O governo indonésio dá as boas-vindas a Xanana Gusmão", salientou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Kristiarto Legowo, numa comunicação à imprensa.

Na ocasião, referindo-se à violência que marcou a posse de Xanana, contestada pela Fretilin, que venceu as eleições legislativas de 30 de Junho mas sem obter maioria absoluta, Legowo salientou que o que se passa em Timor-Leste "são questões internas".

"Mas esperamos que o governo timorense possa rapidamente resolver os problemas", frisou.

Também o bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva, citado pela Agência Noticiosa Católica da Ásia (UCAN), saudou o compromisso assumido quarta-feira por Xanana Gusmão, em convidar a Igreja Católica a ajudar o seu governo a trabalhar em prol da paz e do desenvolvimento.

O bispo destacou ainda a promessa feita pelo novo primeiro-ministro timorense em ajudar financeiramente a Igreja Católica a prosseguir as suas actividades nos domínios da educação e da saúde.

Relativamente à onda de violência verificada nos últimos dias, que segundo a Caritas australiana se estendeu a bens da própria igreja, o bispo de Díli vincou que "as disputas devem ser resolvidas pelas vias democráticas, não pela violência".

No comments: