Wednesday 8 August 2007

Timor-Leste: O elenco do IV Governo Constitucional(actualizado)


Díli, 08 Ago (Lusa) - Xanana Gusmão tomou hoje posse como chefe de Governo de Timor-Leste, numa cerimónia em que prestou juramento com o seu vice-primeiro-ministro, dez ministros, dois vice-ministros e doze secretários de Estado.

Quinze membros do novo Governo tomarão posse posteriormente, incluindo o ministro da Agricultura e Pescas, Mariano Sabino, secretário-geral do Partido Democrático (PD), ausente da cerimónia.

O secretário-geral do Partido Socialista de Timor (PST) e candidato na primeira volta das eleições presidenciais de 09 de Abril, Avelino Coelho da Silva, foi empossado nas funções de secretário de Estado para a Política Energética.

O IV Governo Constitucional de Timor-Leste tem, no primeiro dia de funções, o seguinte elenco:

Primeiro-ministro: Kay Rala Xanana Gusmão;

Vice-primeiro-ministro: José Luís Guterres;

Ministra da Justiça: Lúcia Lobato;

Ministro dos Negócios Estrangeiros: Zacarias da Costa;

Ministro da Economia e Desenvolvimento: João Gonçalves;

Ministra das Finanças: Emília Pires;

Ministro da Administração Estatal e Ordenamento do Território: Arcângelo Leite;

Ministro da Educação: João Câncio;

Ministro da Saúde: Nelson Martins;

Ministro das Infra-estruturas: Pedro Lay;

Ministro do Turismo, Comércio e Indústria: Gil Alves;

Vice-ministro da Educação: Paulo Assis Belo;

Vice-ministro da Economia e Desenvolvimento: Rui Manuel Hanjam;

Secretário de Estado do Conselho de Ministros: Hermenegildo Pereira;

Secretário de Estado da Defesa: Júlio Tomás Pinto;

Secretário de Estado dos Recursos Naturais: Alfredo Pires;

Secretário de Estado da Cultura: Virgílio Simith;

Secretário de Estado da Segurança: Francisco Guterres;

Secretário de Estado da Segurança Social: Vítor da Costa;

Secretário de Estado da Reforma Administrativa: Florindo Pereira;

Secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego: Benedito Freitas;

Secretário de Estado da Região Autónoma de Oécussi: Jorge Teme.

Secretário de Estado da Electricidade, Água e Urbanização: Januário Pereira;

Secretário de Estado da Agricultura e Arboricultura: Marcos da Cruz;

Secretário de Estado para a Política Energética: Avelino Coelho da Silva.

Não tomaram posse hoje os titulares das pastas da Agricultura e Pescas e da Solidariedade Social, bem como o vice-ministro da Saúde.

Também não foram empossados os secretários de Estado da Juventude, da Promoção da Igualdade, do Desenvolvimento Rural e Cooperativas, das Obras Públicas, dos Transportes, Equipamentos e Comunicações, do Meio Ambiente e Reflorestação, da Assistência Social e Desastres Naturais, para os Assuntos dos Antigos Combatentes da Libertação Nacional, da Cooperação Internacional, das Migrações e Comunidades no Estrangeiro, para o Turismo e o secretário de Estado para o Comércio e Indústria.

5 comments:

Anonymous said...

E uma pena que neste acto solene a Fretilin nao compareceu. Pode se compreender pois estao a aplicar a tactica do "Look Out" ( procura de emprego e o tempo e dinheiro.

Anonymous said...

Este mandato representa tão somente fazer o frete aos Australianos e Norte-americanos e acabar o golpe que começou há dois anos com a benção da Igreja do Vaticano. Os três – Austrália, USA e Vaticano – estão com pressa em deitar a mão ao gás e petróleo do Mar de Timor, por isso investiram nessa parelha de palhaços no Horta e no Xanana.

Anonymous said...

comprrendo prefeitamente que a fretelim esta frustrado por ter exluido da estrutura do governo,pois isto demosntra que amp deseja mesmo mudança, mas há muito trabalho pela frente, so cudado que asu siak mauputo possam causar distrubios.

bem haja timor leste,a mudança é slogan seja timor leste prospero

Anonymous said...

O Mari e a sua camarilha vao fazer tudo por tudo para criar mais instabilidade de modo a impedir o trabalho do novo governo. Mas tambem isso nao vai durar muito porque mais dia menos dia vao ter que se conformar com a realidade.

Perderam o poder e vao ter que esperar ate 2012 para tentarem outra vez a sua sorte em eleicoes. Possivelment alguns ainda vao parar na prisao quando forem realizadas as auditorias internacional dos 5 anos de governo da Fretilin.

Anonymous said...

Observacao: O titulo do artigo devia ser: O elenco do I Governo Constitucional. Razao, o povo escolheu atraves das urnas quem o querem representar, conforme a Constituicao. Dr Alkatiti dirigiu o I Governo Provisional sob tutela da UNTAET. Transformar Assembleia Constituinte para Parlamento Nacional foi um grande erro da UN. Mas isso e historia. O II Governo chefiado por Dr Ramos Horta e III chefiado por Eng. Estanislau da Silva, foram governos interinos (caretaker goverment), devido a demissao do PM Dr Alkatari por causa da crise de 2006 que assolou o pais. Lendo as mensagens neste blogue, o uso da linguagem varia dos extremos. E a primeira vez que escrevo essa mensagem, mas apelo a todos/as respeitar quem quer que seja, nao com insultos, mas com respeito e dignidade.Os eleitos representam e governam para todos. Dar oportunidade para governar. Daqui a cinco e o povo quem ordenara nas urnas. SF Asukai