Monday 13 August 2007

Jovem detido por alegada violação de menor em ataque a orfanato


Díli, 13 Ago (Lusa) - Um jovem de 16 anos foi detido domingo em Baucau, segunda cidade de Timor-Leste, acusado de ter violado uma menor durante o ataque de sexta-feira ao orfanato salesiano de Baguia, informou hoje a Polícia das Nações Unidas.

Basílio Maria Ximenes, superior da ordem dos Salesianos, disse aos jornalistas no sábado que cerca de uma centena de timorenses participaram no ataque, afirmando que algumas alunas da escola foram violadas.

"Estas pessoas, maioritariamente jovens, que consideram freiras e a Igreja Católica os seus inimigos, não só violaram as minhas alunas mas danificaram e destruíram a escola", disse.

Atul Khare, chefe da missão da ONU em Timor-Leste condenou já o ataque, afirmando que qualquer pessoa considerada culpada deste tipo de crimes terá que responder perante a justiça.

O ataque foi um dos incidentes que marcaram os últimos dias no leste do país onde já foram detidas dezenas de pessoas, destruídas cerca de centena e meia de casas e várias infra-estruturas públicas e privadas.

Uma onda de violência que começou no início da semana na sequência do anúncio da nomeação do novo governo, liderado pelo primeiro-ministro Xanana Gusmão.

A situação mais tensa continua a viver-se no leste do país, particularmente nos distritos de Viqueque e Baucau, com alguns incidentes também na capital, Díli, onde um polícia das Nações Unidas ficou ferido durante apedrejamentos que danificaram também viaturas das ONU.

Pelo menos uma pessoa foi detida em Díli e duas outras em Cailara, arredores de Baucau, pela posse de armas tradicionais.

A violência foi o tema central de uma reunião que a liderança da Fretilin manteve com os seus apoiantes locais na região, durante a qual informou que os líderes locais serão responsabilizados por qualquer acto violento que ocorra na sua região.

A Polícia da ONU informa ainda que em Viqueque, no domingo, um "alto responsável da Fretilin" se reuniu com apoiantes a quem apelou para que não cometam actos violentos.

ASP.

Lusa/Fim

3 comments:

Anonymous said...

Andou por aqui uma propagandista da Fretilin (margarida) a negar que este crime tinha ocorrido por nao haver mais detalhes nas noticias e a chamar o padre Ximenes de mentiroso quando agora um individuo e' detido por ser suspeito desse mesmo crime que segundo ela nunca aconteceu?

Comuna e basta!

Anonymous said...

E esta!

Rogerio Lobato recebeu alta do hospital na Malasia em boas condicoes de saude.

Era bem obvio, mesmo na altura, que aquela historia toda de necessitar tratamento medico urgente porque corria risco de vida nao passou tudo de uma grande treta para escapar da prisao.

E agora vamos ver o que a "junta de medicos" que o examinou em Timor tem a dizer sobre isto.
Deviam ser todos processados e postos na prisao por conspirar num plano de fuga de um prisioneiro.

Infelizmente para ele e para certos camaradas da Fretilin que podem ser comprometidos pelo Rogerio na distribuicao ilegal de armas o ano passado, Rogerio esta sob vigia permanente da INTERPOL para deixar que o 'passaro' se escape da gaiola.

Rogerio Lobato vai regressar a sua cela na prisao de Becora e traz de volta com ele mais dores de cabeca para o Mari Alkatiri.

Esperemos tambem que o Aniceto Guterres, atraves de outra declaracao da bancada da Fretilin, peca desculpa ao restantes deputados e a Lucia Lobato por terem aldrabado ao Parlamento e criticado tao injustamente a Ministra.

Anonymous said...

E essa desenvergonhada de Margarida tem que pedir tambem desculpas a Lucia Lobato!...