Tuesday 7 August 2007

Situação está «instável», diz porta-voz da ONU




A porta-voz da ONU em Timor-Leste entende que a situação em TimorLeste está «instável», depois de se terem verificado alguns distúrbios na sequência da indigitação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro. A Alfândega de Díli voltou a arder.



A porta-voz da ONU em Timor-Leste classificou de «instável» a situação que se vive no país, horas depois de o presidente timorense ter indigitado Xanana Gusmão como novo primeiro-ministro, o que provocou a ira da FRETILIN, o partido mais votado nas últimas legislativas.

«Temos vários focos de manifestação na cidade de Díli e alguns isolados dos distritos. As pessoas têm atirado pedras aos carros da ONU, sem nenhum ferido grave, somente com feridos ligeiros», adiantou Tedma Mascarenhas.

A porta-voz da ONU, que mesmo assim considera que a situação está relativamente controlada, deu ainda conta da existência de alguns pneus queimados usados para bloquear vias.

Relativamente a distúrbios fora de Díli, Tedma Mascarenhas aludiu a uma incêndio num prédio em Baucau, tendo no local se juntado entre meia centena a uma centena de jovens.

O dia ficou marcado por novo incêndio na Alfândega de Díli, desta feita no local onde estava guardado o sistema informático, isto depois de a parte onde funcionava a Direcção Nacional de Alfândega ter ardido antes da indigitação de Xanana Gusmão.

Em entrevista concedida à agência Lusa, a ministra timorense do Plano e das Finanças considerou que este duplo incêndio teve como objectivo destruir «todas as provas e processos respeitantes a questões sensíveis que podem afectar algumas pessoas».

Madalena Boavida não sabe quem pode ter provocado estes incêndios, mas frisou que estes poderão estar relacionados com as questões relativas a armas, uma questão sobre a qual as alfândegas tinham sido duramente «criticadas durante o período mais quente da crise de 2006».

Segundo a ministra, «em termos de documentação, em papéis sobre importações e exportações, não se salvou nada», constatou Madalena Boavida, após ter-se deslocado ao local.

1 comment:

Anonymous said...

Mari o Democrata

"So a Fretilin pode causar a estabilidade ou a instabilidade"

"Se a Fretilin perder vai correr sangue"

E depois querem nos convencer que nao sao uns despotas.

Diziam que a Fretilin era altamente disciplinada agora para justificar a violencia que planearam dizem que perderam o controlo dos seus militantes.

Cambada de criminosos anti-democraticos! A comecar pelo Mari Alkatiri e Luolo...