Wednesday 8 August 2007

Rogério Lobato retirado de avião por ordem da ministra Justiça


O ex-ministro timorense Rogério Lobato foi hoje retirado de um avião fretado que o deveria transportar de Díli para Kuala Lumpur por ordem da nova ministra da Justiça, Lúcia Lobato.


Rogério Lobato, que cumpre uma pena de sete anos e meio de cadeia por envolvimento na distribuição de armas a civis, tinha embarcado num voo charter para se deslocar à capital da Malásia para tratamento médico, mas foi retirado do avião por elementos dos serviços prisionais.

A ordem para se ausentar de Timor-Leste para se sujeitar a uma intervenção cirúrgica ao coração tinha sido dada a 03 de Agosto pelo juiz do processo, segundo disse fonte judicial.

Uma segunda autorização foi dada hoje, mas a partida do avião do aeroporto internacional de Díli foi impedida pela torre de controlo por ordens de Lúcia Lobato, prima do ex-ministro, disse à Lusa um dos responsáveis pelo aeroporto.

Com o ex-ministro do Interior estavam mais cinco pessoas da sua família que também seguiriam para Kuala Lumpur.

Há cerca de duas semanas, Rogério Lobato foi transferido da cadeia de Bécora para o Hospital Nacional Guido Valadares por razões de saúde.

6 comments:

Anonymous said...

Este débil mental não deve sair nunca de Timor, ainda por cima fretar um avião para o transportar a Kuala Lumpur. Já agora gostaria de saber quem fretou o avião, a fretilin? a família?

Anonymous said...

A Lucia Lobato comeca o seu mandato com a mais alta firmeza. Primo ou nao, o Rogerio Lobato eh um criminoso cadastrado que se preparava, com a permissao e cumplicidade do Tibunal Distritral de Dili, a sua fuga do pais.

Lucia Lobato acabou de dar um exemplo de professionalismo e imparcialidade no desempenho das suas funcoes. E isto e' so o comeco...

Ainda mal comecaram a trabalhar e ja comeco a gostar deste governo!! Assim sim!!

Acho que ha muita gente com rabos de palha que devia estar preocupada, muito preocupada com com o que esta para vir. Auditorias internacionais, comissoes anti-corrupcao, etc,etc.

FORCA AMP!! FORCA!!

Anonymous said...

Cada Abel tem o seu Caim.

Anonymous said...

E não demitiram ainda a ministra da justiça?

Anonymous said...

Creio que o Camarada Rogerio ate foi tratado muito bem desde que entrou na cadeia. Nao me esqueci que como prisioneiro da Fretilin no quartel General em taibessi quando o Rogerio era o comandante militar davam me um prato razo para receber a sopa no almoco. Na volta tinha que correr entre duas filas de militares e militantes da Fretilin que me espancavam nas costas com as coronhas das armas e cinturao. Tinha que correr para escapar aos maos tratos e ao chegar ao fim nem sopa tinha para almoco. Durante o dia podia ser tirado da cela para receber o tratamento que eram 50 chicotadas nas costas. E isso nao era nada em Aileu podiam me tirar para ir tomar banho a ribeira. foi assim que muitos dos meus colegas foram tratados e assasinados.

Malequias

Anonymous said...

E a Proposito de Abel, oude anda o Abel Ximenes.

Ainda pela Indonesia em tratamento?

De repente ficaram todos doentes!

Sakunar Sacana