Wednesday 8 August 2007

Rogério Lobato, «legalmente fora do país», passa noite no avião


Rogério Lobato vai passar a noite na zona internacional do aeroporto de Díli, dentro do avião que o levará, quinta-feira de manhã, para fora de Timor-Leste, afirmou no local o advogado do ex-ministro do Interior.


"Rogério Lobato já está na zona internacional e não pode ser retirado porque passou os Serviços de Imigração e tem o passaporte carimbado", afirmou o advogado Paulo dos Remédios, que defendeu o ex-ministro do Interior no processo em que foi acusado pela entrega de armas a civis durante a crise de 2006, em que foi condenado a sete anos e meio de prisã.

No final de uma longa "negociação" entre o ex-ministro do Interior e a nova ministra da Justiça, Lúcia Lobato, dentro do avião, "ficou decidido que a família vai para casa descansar e Rogério Lobato e a mulher e o médico ficam no avião", explicou Paulo dos Remédios.

"O avião só tem quatro camas" e não tinha condições para acomodar os sete passageiros que estavam a bordo ao princípio da tarde para viajar para Kuala Lumpur.

A espera que se seguiu à proibição da descolagem foi tão longa, desde as 14:00 locais (06:00 em Lisboa), que as baterias do aparelho descarregaram e foi necessário trazer um gerador móvel, cerca das 22:00, para assegurar de novo iluminação dentro da aeronave.

Paulo dos Remédios confirmou que a autorização do juiz do processo para a saída do país do ex-ministro "foi assinada dia 3 de Agosto ao final do dia".

"Rogério Lobato está muito fraco e muito cansado, devido ao problema cardíaco. Sair do avião de novo aumentaria o 'stress' e o médico está a prestar-lhe assistência", explicou o advogado junto à porta do avião.

"Este impedimento de viajar foi um choque para Rogério Lobato, mais um choque desnecessário, sem qualquer cobertura legal".

Paulo dos Remédios afirmou que "até agora não há qualquer documento assinado para impedir a saída de Rogério Lobato, contrariando a ordem do tribunal, porque apenas existiu uma ordem verbal para a torre de controlo do aeroporto".

O Presidente da República, José Ramos-Horta, garantiu a Estanislau da Silva, ao final do dia, que Rogério Lobato partiria quinta-feira de manhã, declarou o - desde hoje - ex-primeiro-ministro e dirigente da Fretilin, partido de qual o ex-ministro do Interior foi vice-presidente até à sua condenação.

7 comments:

Anonymous said...

Porque sera que os grandes criminosos desenvolvem sempre problemas graves de saude quando comecam a ver que nao conseguem escapar a justica pelos meios legais?

E quem foi que fretou este aviao (com quatro camas) para o Sr. Rogerio Lobato viajar?
E sera que a Ministra Lucia Lobato conseguiu garantir o retorno de Rogerio Lobato ao pais?
Rogerio Lobato foi para a Malasia escoltado por algum policia de modo a evitar a sua fuga?

O que e' que o Ramos Horta tem a ver com esta brincadeira toda e ainda por cima da garantias que o prisioneiro saira do pais? Se o prisioneiro fugir Ramos Horta devera ser responsabilizado por isso.

Anonymous said...

Esta historia de o passaporte estar carimbado como razao de nao se poder retirar o Rogerio Lobato do aviao e' maior asneira que ja ouvi ate hoje!

Desculpas, desculpas...

Anonymous said...

Foi de facto um abuso e uma desumanidade. E diz-se esta gente católica? É de bradar aos céus !

Anonymous said...

O Que tem o Kalolicismo com a seguranca do Estado?

Estamos fartos de Golpes.

Bem feito Senhora Ministra.

JUSTICA JA

Anonymous said...

FIQUEI A PENSAR !



Depois de ler atentamente todo o artigo referente ao Rogério Lobato, fiquei por momentos absorvido em pensamentos.

Como e possível que um vice-presidente de um Partido como a Fretilin, conhecida em todo o Mundo, líder de uma revolução que depois de longos anos levou Timor a independência, governo democraticamente formado durante cinco anos, possa estar numa situação destas.
Velho, doente, e preso por longos sete anos e meio, Rogério Lobato ele e um verdadeiro espelho daquilo que representa.

Conheci o Rogério no tempo em que ele era aspirante a alferes miliciano no quartel-general de Taibessi, e onde foi, apesar da proibição dos militares aderirem a partidos políticos Timorenses, o principal factor da reacção da Fretilin, ao Movimento Anticomunista desencadeado pela UDT.

Encontrei neste momento de raciocínio um factor comum a este elemento preponderante da Fretilin. Em 1975 ele distribuiu as milícias da Fretilin armas do exercito Português que estavam a guarda do quartel-general, em 2006, trinta e um anos depois, ele distribuiu armas a milícias da Fretilin, apesar do seu partido, ter de ser, por ser o partido governante, o guardião dessas armas.

Todos sabemos sem sombras de duvida que Rogério Lobato e efectivamente sangue e carne da Fretilin. De todos os defeitos que ele possa ter, de um, estamos em crer que NUNCA será acusado, o de ser TRAIDOR ao seu partido.

Uma constante dos partidos políticos da esquerda e sem duvida a disciplina interna desses partidos. Apenas as cabeças do topo são as pensantes e as outras limitam-se a seguir disciplinadamente esses pensamentos e os slogans que deles provem. Em Timor isso continua sendo regra.

E de pensamento em pensamento eu vou descobrindo pequenos hífens que me vão ligado as duvidas. Como pode um partido onde a disciplina e ordem, são base de toda a sua vida, aceitar impassivelmente que um seu vice-presidente use e abuse de armamento que pertence a Nação para armar terroristas?

Das duas três ou a disciplina não e o que parece, no que eu não acredito, ou as cúpulas do partido são coniventes na acção do Rogério.

Ai funciona de novo a tal disciplina, e a LEALDADE mais que provada do Rogério.

Ninguém no partido sabia nada de nada, e ele vai ser julgado como fomentador de terrorismo, não, desculpem, como tendo dado armas a civis. O partido e ilibado, o Primeiro Ministro inicialmente acusado por outros não disciplinados elementos do partido, e ilibado também, e o LEAL Rogério, vai para a cadeia por sete anos e meio.

E como os pensamentos são como as cerejas, vem uns atrás dos outros, eu começo a cogitar de novo quais terão sidas as promessas feitas ao desgraçado do Rogério, para que este aceitasse sem pestanejar os sete anos de prisão.
Primeiro a amnistia feita a seu peso e medida pela Fretilin que mandava no Parlamento Nacional, e agora como urgia po-lo longe do novo governo da AMP, surgiu a doença.

Bem isto são só pensamentos que podem estar errados, mas para que toda a família com ele? será que volta?

Aceitam-se apostas!

Eu que conheço a família Lobato de Bazar-Tete, e tenho por eles a maior consideração, sei bem que para Timor são pessoas abonadas em bens e café, mas será que toda a família se juntou para pagarem o aluguer de um avião especial do Kuwait ate Timor? Ou caso negativo de onde veio tanto dinheiro, quando tantos Timorenses passam mal e morrem talvez de fome!

A Independência de Timor em cinco anos fez muita gente rica. Acho que não vou pensar mais no assunto pois que posso ficar maluco.


Mau Lear

Anonymous said...

Foi uma violação grosseiro dos direitos humanos de um cidadão Timorense e muito mal começou a ministra pois foi desautorizada e foi forçada a dar o dito por não dito e a emendar a mão.

Felizmente que a justiça estava atenta e que repôs a ilegalidade e a humanidade.

Esta atitude da ministra apenas revela o carreirismo e espírito totalitário e foi uma vergonha para todos os cidadãos que prezam os direitos humanos e o tratamento digno dos seus semelhantes.

É isto que a Igreja Católica anda a pregar? Não é! Não pode ser! Se anda a pregar isto muito errada está a igreja.

Pela dignidade no tratamento de todos os Timorenses abaixo os abusos contra os direitos humanos!

Anonymous said...

"Pela dignidade no tratamento de todos os Timorenses abaixo os abusos contra os direitos humanos!" MARGA.

O abuso do poder e falta de respeito pelos direitos humanos demonstrou o RL ao entregar armamento a terroristas para matarem os seus irmaos.

Os valores sao sempre manipulados pelos comunistas a seu favor.

Queriam que o RL fosse enviado para fora do pais sem conhecimento de ninguem para o poder "CALAR" pois eles sabem que ele um dia vai falar.


..olo vivo