Wednesday 1 August 2007

Presidente adia por 48 horas a nomeação do Primeiro Minsitro


O Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta adiou por 48 horas a nomeação do Primeiro Ministro, na sequencia da ameaça por parte da Fretilin em como abandonaria o parlamento se o candidato da Fretilin não fosse escolhido para formar governo.


O secretário Geral da FRETILINI, Mari Alkatiri já anunciou que estava disponivel para ocupar o cargo de Primeiro Ministro uma vez que o seu partido foi o partido mais votado.

Na Segunda-Feira o Fernando La Sama de Araújo, lider do PD partido membro da AMP, foi eleito Presidente do Parlalmento, substituindo assim Francisco Lu Olo Guterres.

O parlamento timorense elegeu hoje os vice-presidentes, ambos da Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), um dia depois da escolha do presidente, Fernando "La Sama" de Araújo, a segunda figura na hierarquia do Estado.


Os deputados Vicente da Silva Guterres, do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), e Maria da Paixão de Jesus da Costa, da coligação Associação Social Democrática Timorense e Partido Social Democrata (ASDT/PSD), foram eleitos para as duas vice-presidências do parlamento.

Maria Terezinha da Silva Viegas, do CNRT, foi escolhida para secretária da mesa da assembleia.

Como vice-secretárias foram eleitas Maria da Costa Exposto (ASDT/PSD) e Teresa Maria de Carvalho, do Partido Democrático (PD), o terceiro partido da AMP.

O Presdente Rmos Horta continua reunido com as partes interessadas

13 comments:

Anonymous said...

É claro que o Sr. Mari está e estará sempre disponível para ser PM. É o maior sonho dele. Para quem estava disposto, para ser da oposição...Ó sr. Mari voçe agora diz uma coisa daqui a cinco minutos já diz outra....

Anonymous said...

Quero dar os parabéns ao proprietário deste blog pelo facto de nos dar notícias frescas, boas e más, mas infelizmente a vida é assim é feita de coisas boas e más...Sou timorense vivo no estrangeiro, ia a Lusa ver as notícias mas agora tem que se pagar para puder aceder as noticias de Timor. Existe o Timor on line mais é um site tão tendencioso que raramente vejo. Espero que continue assim, neutro....Os meus sinceros parabéns

Anonymous said...

Realmente estamos a brincar, ou seja falta de sentido de responsabilidade. Então não sabem que constitucionalmente, tanto a Fretilin como a AMP podem ser convidados por PR para formar governo? Já vem a Fretilin a ameaçar em abandonar o Parlamento se não fôr convidado a formar governo. Mas par quem tem um pouco da massa cinzenta sabe que, seria sensato o PR convidar a AMP para formar governo porque é aquele que garente a estabilidade com maioria absolutíssima...
Enviado por:
"O Realista"

Anonymous said...

Estes demokratas sonham...onde já se viu ser o principal derrotado, o Xanana, a querer ser PM e o que ficou em 4º lugar o Presidente do Parlamento. Está mas é tudo doido.

Os derrotados são derrotados e devem remeter-se ao seu lugar que é na oposição.

Anonymous said...

Mas não tiveram. Há é que encarar a realidade e deixar de ilusões. E a realidade é que a Fretilin venceu e teve mais de 20.000 do que o CNRT e por isso, e apenas por isso deve ser respeitado o voto popular. Em democracia é assim, ganha quem tem mais voto e não quem tem apenas esquemas mafiosos.

Anonymous said...

A DEMOCRACIA MANDA MAIORIA ABSOLUTA:

Imaginem o seguinte:

SE,
Fretelin = 20
CNRT = 20
PD= 20
ASDT/PSD = 20
PUN etc =20

Total 100 %

QUEM VAI GOVERNAR?

So uma Alianca pode governar, mas tem que ser uma alianca com maioria absoluta.

A Fretilin so tem 21 cadeiras nao tem maioria absoluta porque nenhum outro partido quer alianca com Fretilin.

AMP tem maioria absoluta de 37 cadeiras. Pode formar governo.

Certo? ou querem mais explicacao.
Eu expilico voce compilica.

J

Anonymous said...

Compartilho com a joana. Este blogue (não sabemos de onde parte), está excelentemente funcional e um veículo de informação de valor em cima dos acontecimentos de Timor-Leste. Cada vez mais está a tornar-se popular e visitado. Ainda não está totalmente democrático (já esteve pior), mas vale a pena visitá-lo, emitir o pensamento e as opiniões.Assim parabéns ao autor e continue (mesmo sem a total democratização) sem esmorecer.
Abraço de um leitor anónimo

Anonymous said...

Não brinquem com o povo, que deu a vitória à Fretilin e que ninguém sequer se atreveu a contestar pois foi claríssima pois a Fretilin teve mais de 120.000 votos.

Respeitem os resultados das eleições e que o Horta convide a Fretilin formar o governo pois isso é SEMPRE compet^^encia< do partido que ganha as eleições e de mais ninguém.

Anonymous said...

la esta a margarida outra vez a fazer comentarios separados para dar a impressao de que sao dois os anonimos que ainda acham que a Fretilin deve formar governo so para depois cair.

Tadinha!

Anonymous said...

A Margarida vive disso....como é que ela pode viver se não fizer este trabalhinho para o sr M. e a Fretilin..Timor On Line site do sr. M e da Fretilin...quem os sustenta????????

Anonymous said...

Gostava somente de dizer que em democracia as regras do jogo sao para serem cumpridas e nao deturpadas conforme o gosto ou preferencia.Se a fretilin saiu vencedora nas eleicoes devera formar governo independentemente se tem ou nao maioria.Este e e regra aceite em todos os estados ditos democraticos. Se o governo da fretilin vai ou nao ser aprovado essa e outra historia.Nao vamos meter a carroca a frente dos bois.Por outro lado a maioria AMP tambem nao tem 2/3 dos deputados para passar qualquer diploma ou orcamento geral do estado.Portanto o melhor e a fretilin formar governo com ou sem maioria e depois senao conseguir levar avante o seu programa ai vamos novamente a votos pois a maioria AMP nao foi sufrugada a votos pelo povo de Timor Leste.
TG

Anonymous said...

Meus amigos, aonde estavam voces quando dili foi parcial e deliberadamente destruida. Foram as ameacas da fretilin karik?Tomem juizo a fretilin so pede aquilo a que tem direito e que o povo assim o demonstrou pelo voto directo e pessoal.Deixemo-nos de demagogias e hipocresias pois ja nao existem os tais papoes do comunismo que comiam as criancinhas ao pequeno almoco.

Anonymous said...

Diz o bloquista das 09.00 que a Margarida vive disso.Realmente par quem tem dores de cotovelo e que nunca contribuiu com nada tem que falar assim.
O bloquista questiona sobre o sustento; isto e um problema deles. Voce so tem que contribuir com ideias, concretas e francas e deixe-se de misquenhices. So assim podemos contribuir com algo de bom para esses debates que sao realmente produtivos.