Wednesday 8 August 2007

Policial da ONU ferido em distúrbios no Timor-Leste será levado à Austrália


Díli, 8 ago (EFE).- Um agente da Polícia das Nações Unidas (UNPol, na sigla em inglês) ferido gravemente hoje em distúrbios isolados nas principais cidades do Timor-Leste será levado esta noite à Austrália.

"Quatro oficiais da UNPol foram feridos. Um deles se encontra em estado grave e embarcará em um vôo a Darwin esta noite. Um destacamento da Polícia foi enviado a Baucau como reforço", afirmou à Efe em Díli a porta-voz da UNPol, a brasileira Kedma Mascarenhas.

Darwin, capital do Território do Norte, é a metrópole australiana mais próxima à capital timorense.

Mascarenhas indicou que a situação no país nas últimas 24 horas é "volátil", particularmente em Díli, Baucau e Viqueque, as duas últimas a 120 e 250 quilômetros a leste da capital, respectivamente.

A UNPol interveio hoje em dez incidentes, a maioria deles com o envolvimento de pessoas que lançaram pedras e bloquearam estradas com pneus incendiados.

Os corpos de segurança usaram balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os arruaceiros.

A porta-voz afirmou que tanto a UNPol como a Força Internacional de Segurança enviaram todos os seus soldados às ruas "para conter e pôr fim à violência no Timor-Leste".

Os protestos começaram na segunda-feira, depois que o presidente do país, José Ramos Horta, anunciou a escolha para primeiro-ministro de Xanana Gusmão, já que sua coalizão, de quatro partidos, controla 37 das 65 cadeiras do Parlamento unicameral.

A decisão do líder foi criticada por seguidores da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), que esperavam governar depois que o partido venceu as eleições parlamentares de 30 de junho, como estabelece a Constituição.

1 comment:

Anonymous said...

E disto que eles gostam e são Assassinos responsáveis morais (se e que tem moral) pela destruição da própria Pátria.
São traidores, pois que põem os interesse particulares a frente dos da Nação.
Mas são coerentes com eles próprios. Só a Fretilin pode provocar a estabilidade ou a instabilidade.

Devil's Advocate