Monday 6 August 2007

Nações Unidas felicita o anúncio dum novo Governo





6 de Agosto, Dili – O Representante Especial do Secretário-Geral para Timor-Leste e Chefe da Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste, Sr. Atul Khare deu boas-vindas ao anúncio, esta tarde, dum novo Governo resultante das eleições legislativas de 30 de Junho.

O Sr. Atul Khare felicitou Presidente José Ramos-Horta por ter levado a cabo uma consulta aturada na sua decisão e, por ter dedicado esforço considerável na busca de solução que sirva os melhores interesses do país. O Presidente Ramos-Horta anunciou, á 6 de Agosto, que Xanana Gusmão será o novo Primeiro-Ministro de Timor-Leste.

O Sr. Khare felicitou Xanana Gusmão na sua nomeação como novo Primeiro-Ministro e elogiou o Povo timorense pelo seu compromisso ao processo democrático.

O Sr. Khare notou que a Fretilin está a propôr, somente, o uso de meios legais para opôr a esta decisão. Fez recordar o exemplo dado pelos dirigentes da Fretilin que graciosamente inauguraram o Presidente Horta em Maio e elogiou os dirigentes da Fretilin, particularmente, o Presidente Francisco Guterres Lu O’lo e o Secretario-Geral Dr. Mari Alkatiri ao reiterar os seus compromissos de, somente, usar meios pacíficos abstendo-se de qualquer violência.

O Sr. Khare exortou a todo o Povo de Timor-Lestea a seguir o exemplo sábio dos seus dirigentes e enfatisou que “um acto criminoso em nome duma causa política é ainda um acto criminoso e receberá firmemente o seu tratamento”.

O Sr. Khare também notou, com a apreciação, as declarações do Presidente do Parlamento Nacional, Fernando de Araujo Lasama e o Presidente da República, José Ramos-Horta, encarando passos concretos para assegurar um papel significativo para a oposição. Ele espera trabalhar com o líder da oposição, particularmente, no contexto do Comité de Coordenação de Alto Nível que junta a UNMIT e a liderança de Timor-Leste para encontros quinzenais sobre assuntos de interesse nacional críticos.

“A UNMIT espera trabalhar com as autoridades de Timor-Leste e o seu Povo em assuntos urgentes que o país atravessa, tais como, a reforma do sector de segurança, reforço do sector de justiça, a promoção de governação democrática e o desenvolvimento sócio-económico”, disse o Sr. Khare.

1 comment:

Anonymous said...

ESta besta está a pôr sal nas feridas, que se cale e que desapareça!