Wednesday 8 August 2007

Incidentes podem repetir-se, diz Ramos Horta


O Presidente admite que os tumultos podem repetir-se em Timor-leste nas próximas semanas, mas acredita na capacidade da polícia e das forças internacionais para controlar a violência.


São declarações de Ramos Horta à Renascença, já depois de dar posse ao novo Governo chefiado por Xanana Gusmão.

“Os incidentes foram provocados por elementos oportunistas e extremistas ligados à Fretilin (…). Haverá provavelmente mais incidentes, mas as forças de lei e ordem estão a tomar medidas eficazes. Mas, hoje, o discurso do Primeiro-ministro vai ajudar a aclamar aqueles que receiam que o novo Governo vai exercer represálias sobre quem no passado serviam lealmente a Fretilin”, disse.

Na entrevista, o Presidente timorense diz que a Fretilin está no direito de recorrer à justiça. Ainda assim, Ramos Horta sublinha que a sua decisão teve por base o estrito cumprimento da Constituição.

No discurso da tomada de posse, Xanana Gusmão assegurou que não haverá perseguições políticas e prometeu responder às carências da população, apoiar o sector privado e promover o investimento internacional.

3 comments:

Anonymous said...

Xanana promete aquilo que nao e capaz de fazer. Vejamos: em 2002, salvo o erro, enquanto esteve como presidente do CNRT (Conselho Nacional da Resistencia Timorense) prometeu mundos e fundos. O que aconteceu foi criar um ninho de corruptos a volta dele. E agora vem falar ema fazer oisto e aquilo. Tenha juizo e va cultivar aboboras, e o melhor que tens a fazer.

Anonymous said...

Meus amigos quando o Sr Ramos Horta diz que apenas decidiu com base no estrito cumprimento da lei , ate posso aceitar, mas a sua decisao foi sobretudo uma decisao politica,timida , constrangedora baseada nas possiveis consequencias desta mesma decisao. Timor esta dividido e como tal a decisao foi feita com base no mal menor.Neste contexto o mal menor era a fretilin pois e o unico partido capaz de parar o impeto dos seus militantes e simpatizantes o contrario nao seria possivel pois nao existe ninguem nem nenhum partido que conseguisse parar a violencia como foi demonstrado o ano transacto.Para as forcas de seguranca sera mais facil restabelecer a ordem em tres ou quatro districtos do que em nove districtos. Para alem disso em dili os simpatizantes da Fretilin estao particamente todos concentrados nos IDP o que facilita o restabelecimento da ordem , o contrario seria o caos.Na minha prespectiva esta dsecisao foi mesquinha e muito pouco audaz e demostrou mais uma vez que existem politicos que discursam muito bem mas sao nulos a resolver crises pois nao tem a austeridade nem sentido de estado para se afirmarem como estadistas da nacao.
TG

Anonymous said...

É isso mesmo... o Ramos Hortas discursa, discursa sempre as mesmas palavras... é que ele um coelho espertinho... petende fazer engolir as palavras ocas e até pensa que os timorenses são umas criancinhas que ele domina... é tempo para os chulos do povo de timor vão dar uma volta ao bilhar grande...