Saturday 11 August 2007

Grupo ataca orfanato e viola alunas- CRIANÇA MORRE


O clima de terror e violência mantém-se em Timor Leste, clima gravado nos últimos dias pela escolha de Xanana Gusmão para a liderança do governo.
A violência agrava-se em Timor Leste. Um grupo de jovens timorenses atacou um orfanato salesiano em Baguia. Várias alunas e pelo menos uma criança foram violadas. O orfanato foi destruído.

Ontem à noite, um grupo de 100 homens na sua maioria jovens, atacou um orfanato salesiano, em Baguia, violando mulheres e pelo menos uma criança de 8 anos.

Basílio Maria Ximenes, superior da ordem dos Salesianos, contou que a escola foi também destruída. A polícia tomou conta da ocorrência e deteve já 13 pessoas relacionadas com este ataque.

Também em Viqueque, em consequência da violência dos últimos dias, uma criança morreu.

Os elementos das Nações Unidas presentes em Timor Leste não têm sido poupados. Uma coluna de três viaturas da ONU - que viajava na estrada entre Baucau e Viqueque - foi alvo de uma emboscada como relatou para a TSF Kedma Mascarenhas, porta voz da ONU em Timor

«Um conjunto de viaturas que ia para Viqueque, com civis, foi apedrejdo. Todos saíram ilesos mas um dos carros ficou destruído», contou a porta-voz.

Este ataque foi já condenado pelo responsável das Nações Unidas em Timor, que apelou para que os responsáveis sejam levados perante a justiça. Depois deste incidente, as Nações Unidas estão a desaconselhar as viagens entre Baucau e Viqueque.

4 comments:

Anonymous said...

"Houve luta nas imediações do convento, com armas tradicionais, mas dela só resultaram ferimentos ligeiros", declarou à Antena Um uma porta-voz da polícia da ONU, Kedma Mascarenhas, que não confirmou declarações de um padre salesiano segundo as quais algumas alunas da escola ali existente teriam sido violentadas."

O que me espanta é que 24 horas depois de ter começado esta novela do padre Salesiano de Baucau, o único media português que tentou esclarecer a questão junto da UNPOL em Timor-Leste tenha sido – e muito bem! - a Antena Um, já que a sua iniciativa foi citada tanto pelo jornalista do Público como do DN.

Francamente que não estou a entender a aparente passividade dos nossos media. Acham eles que não se justifica o esclarecimento de tão graves alegações e se sim porquê?

Exorto os senhores jornalistas a darem corda aos sapatos e já que não querem (ou não podem) ir ao terreno ao menos que peguem no telefone e tentem junto de todas as autoridades – nacionais, internacionais – obter informações para se saber se ocorreram ou não ocorreram violações a crianças e mulheres no orfanato de Baucau.

Anonymous said...

"Este blog é para todos. É um blog independente. Existe para servir o Povo de Timor-Leste com notícias isentas de qualquer manipulação politica...."??? Olhe que não, olhe que não.

Anonymous said...

O boato das violações no orfanato em Bagia
“EFE – 11 Agosto 2007 - 01:20
Timorenses atacam convento e estupram alunas, uma delas de 8 anos
Díli - Cerca de 100 timorenses atacaram e destruíram ontem à noite um convento-escola em Baucau, no leste do Timor-Leste, e violentaram várias estudantes, entre elas uma menina de 8 anos, informaram hoje fontes da instituição.”


"UNMIT
Detenções policiais no seguimento da violência em Timor-Leste

Dili, Agosto 12 2007 – A polícia das Nações Unidas em Timor-Leste prenderam 34 pessoas em relação com a violência na parte leste do país nos últimos dias.

Em Baucau, foram presas 21 pessoas e acusadas de criar distúrbios públicos incluindo bloqueio de estradas, apedrejamentos e queima de pneus. Mais duas pessoas foram presas e acusadas d fabricarem armas caseiras.

Em Quelicai, foram presas nove pessoas por terem na sua posse armas ilegais em relação com o seu alegado papel no ataque a uma caravana da ONU na Sexta-feira. Mais duas pessoas foram detidas por alegado fogo posto em Quelicai para queimar casas.

Todos os 34 casos oram entregues ao Gabinete do Procurador-Geral de Timor-Leste.

Estão em curso mais investigações policiais à violência que ocorreu desde Segunda-feira em Timor-Leste.

A situação em Baucau e Dili tem estado calma nos últimos dias . A UNPol, a PNTL, a ISF e as FFDTL continuam a manter uma presença forte em todo o país para manterem a lei e a ordem.

Esta declaração é atribuída à porta-voz da UNMIT Allison Cooper.
Para mais informações por favor ligue +670 7230453. "


NOTA DE RODAPÉ:

A UNMIT não refere quaiquer violações num orfanato em Baucau. Pelo contrário, diz que a situação em Baucau tem estado calma nos últimos dias.

Houve uma disputa familiar junto do orfanato, que envolveu umas dezenas de pessoas, mas nenhuma criança ou jovem foi violentada.

Nas homilias de hoje, nenhum padre referiu este incidente, que não passou de um boato lançado pelo padre Basílio Maria Ximenes a que Agio Pereira, antigo chefe de gabinete de Xanana Gusmão e actual Secretário de Estado do Conselho de Ministros se apressou a espalhar vergonhosamente.

jrodrigues sarmento said...

Porque aind nao tive acesso a essas not]icias. Mas garante que assim que as tiver as publicarei. Eu sei como é dificil juntar as noticias de todos os orgãos de comunicação. Uns d˜åo acesso livre, outros mediante um pequeno pagamento que os assinantes devem pagar e outros não são nada baratos.
O Exemplo claro é acesso á Lusa! Hoje nao conseguimos a não ser que façamos uma subscrição que não é gratuita! Entendeu agora o motivo?

Eu tento fazer o melhor que posso por gosto! Gosto de ir ao blog e ler noticias actuais e ler também as antigas. E...em vez de as arquivar só para mim faço-os para todos. Dai a existencia do "Aqui é Timor-Leste".