Friday 10 August 2007

FRETILIN critica ministra da Justiça no caso Rogério Lobato


A FRETILIN criticou hoje a nova ministra da Justiça de Timor-Leste por ter impedido que o antigo ministro do Interior Rogério Lobato deixasse a prisão para ser operado ao coração na Malásia, acusando-a de interferir na justiça.


"No primeiro dia do novo governo há um grosseiro abuso do sistema judicial", acusou José Teixeira, deputado da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), acrescentando que, enquanto esteve no Governo, o partido nunca interferiu quando Rogério Lobato foi preso, julgado e condenado.

Rogério Lobato, que cumpre uma pena de sete anos e meio de prisão por envolvimento na distribuição de armas a civis em 2006, foi impedido quarta-feira de viajar de Díli para Kuala Lumpur, na Malásia, por ordem da nova ministra da Justiça, Lúcia Lobato.

A intervenção da nova ministra contrariou autorizações dadas anteriormente a Rogério Lobato pelo juiz do seu processo para se ausentar de Timor-Leste para ser operado ao coração na Malásia.

O antigo ministro do Interior, que há duas semana foi transferido da cadeia de Becora para o Hospital Nacional Guido Valadares por razões de saúde, acabou por viajar para Kuala Lumpur apenas na quinta-feira, depois de passar cerca de 24 horas no interior de um avião fretado estacionado no aeroporto internacional Nicolau Lobato.

Lúcia Lobato justificou a sua decisão com a falta de garantias de que Rogério Lobato regressa a Timor-Leste depois do tratamento.

A FRETILIN criticou também notícias de que a ordem do tribunal seria um "negócio" para permitir que Lobato fugisse do país.

"As notícias esqueceram o facto de ordem do tribunal ter sido emitida por um juiz, o mesmo juiz que condenou Lobato, depois de três médicos estrangeiros, incluindo um australiano, terem aconselhado a realização de uma intervenção cirúrgica ao coração que não se faz em Timor-Leste", referiu José Teixeira.

O responsável da FRETILIN não tem dúvidas que Lobato vai voltar a Timor-Leste após o tratamento.

5 comments:

Anonymous said...

Os simpatizantes da Fretilin é e sempre foi um bando de extremistas que infelizmente existe em Timor. Se não fosse alguns líderes moderados e sansatos como: Xanana, Mário Carrascalão e Ramos Horta. Timor não e nunca alcançaria a sua tão desejada independencia. Onde estiveram o Alkatiri, o Rogério Lobato e companhia durante os anos da ocupação indonésia? Infelizmente ainda existe os analfabetos extremistas que ainda vão nas cantigas dessa quadrilha. Também felizmente existe uma grande maioria da população já com pouca instrução que não cai nessa cantiga.
Queimando escolas e instituições de caridade é um crime ao futuro dos nossos filhos e netos.
Enviado por:
"O Realista"

Anonymous said...

O Alkatiri andava a fazer criacao de coelhos e galinhas em Maputo, Mocambique e o Rogerio Lobato estava numa prisao em Angola por trafico de diamantes.

Claro que todos sabemos isto mas achei oportuno dize-lo para o beneficio de outros leitores menos informados.

Anonymous said...

O Realista sai em defesa dos que causaram toda essa violencia. Vamos por em pratos limpos. Sabe o Realista que: o Salsinha o "chefe" dos Peticionarios estava envolvido em corte e trafico ilegal de sandalo??? Foi apanhado e tem um processo em tribunall!!! Foi investigado pelas F-FDTL e prestes a ser corrido, quando resolveu criar, ou melhor, inventar que o exercito dava as patentes mais aos de Loro Sae do que aos de Loro Mono??? Essa e a verdade. E apoiado por quem? Xanana Gusmao. E ultimamente pelo Ramos Horta, quando de inicio disse em entrevista a Radio SBS que foi uma decisao correcta do Governo. E que como militares nao podiam fazer daquilo que quisessem. Peca a SBS a copia da entrevista. Quando o dito Realista diz que e: queimando escola e instituicoes de caridade e um crime ao futuro dos nossos filhos e netos. Aquando dos disturbios em Maio de 2006, que os peticionarios andaram a incendiar casas e carros, nao vi o Realista a condenar esses actos. E agora vem dizer que os outros sao analfabetos e extremistas??? O Realista torna-se assim um surrealista.

Anonymous said...

Consta tambem que quem controlava o tafico de sandalo e outras coisas mais era o Rogerio Lobato em cumplicidade com os seus protegidos na Policia Nacional sobre quem ele exercia o maior controlo.

Anonymous said...

Ja para nao falar dos 3 casinos que operaram ilegalmente por varios anos no seio da cidade de Dili e que tinhas centenas de maquinas ilegalmente importadas para o pais.

Os senhores da Fretilin sabiam tudos os movimentos dos lideres da oposicao (agora do governo) e nao sabiam de nada (ta bem ta) sobre essas actividades lucrativas mas legais.

E admiram se alguns que para fazer uma operacao ao coracao (que acabou por nao fazer porque se encontrava em boa saude) quem mais senao o prisioneirissimo Rogerio Lobato viajou para a Malasia num jacto privado com quatro camas quando ele recebia umas poucas centenas de dolares de salario ministerial.

Ja nem quero falar do monopolio comercial dos Alkatiris.

Mais cedo ou mais tarde a verdade sobre isso tudo ha de vir a tona.