Sunday 12 August 2007

Artigo de opiniao publicado no "Diario de Noticias" da autoria de Leonidio Paulo Ferreira

QUIS SER VENDEDOR DE ABÓBORAS MAS AGORA É PRIMEIRO-MINISTRO

*************
Lisboa
13.08.07- Diário de Notícias


"Maun Boot" quer dizer "irmão maior" em tétum. É assim que muitos timorenses chamam a Xanana Gusmão, o guerrilheiro que passou sete anos numa prisão indonésia. Herói nacional, tornou-se em 2002 o primeiro presidente do país e passou o tempo a dizer que o poder não o seduzia - que com a independência a sua missão estava cumprida. Rodeado pela mulher, a australiana Kristy Sword, e os três filhos, garantia que sonhava ter tempo para fotografar, que estava ansioso pelo final do mandato em 2007. Até admitia transformar-se em vendedor de abóboras, ideia que repetiu em Janeiro à Time. Sete meses depois, Xanana é primeiro-ministro, líder de um partido formado à pressa e que nem sequer foi o mais votado nas

legislativas apesar de se chamar CNRT, sigla mágica da resistência à Indonésia. Nas ruas, há hoje quem chame "traidor" ao "irmão maior", queime casas para protestar por o ex-presidente ter "usurpado" a vitória da Fretilin e ameace mesmo incendiar Timor-Leste, porque Ramos-Horta, o novo Chefe do Estado, apoiou Xanana no braço-de-ferro com Mari Alkatiri.

Calcula-se que 50% da população de Dili sobreviva graças à ajuda humanitária. E os confrontos do ano passado, após uma cisão nas forças armadas, deixaram milhares de desalojados. Apesar das promessas do petróleo no mar entre o país e a Austrália, a pobreza é imensa e qualquer má colheita deixa a economia de rastos. Quase metade da população está desempregada, sobretudo jovens, e isso explica parte do caos em que mergulhou a antiga colónia portuguesa. A outra parte só se entende pela degradação da relação entre Xanana, o guerrilheiro, Alkatiri, o ex-exilado que lidera a Fretilin, e Ramos- -Horta, o Nobel da Paz. Relação marcada pelo ódio entre os dois primeiros, com o terceiro a servir de árbitro, mas a ser também ele um jogador cheio de ambições.

Estes cinco anos transformaram-se em tempo perdido para o milhão de timorenses. E tudo serve para um ou outro lado se desculpar: fala-se da influência da Austrália e das suas tropas no território, da antipatia da Igreja pelo muçulmano Alkatiri, da rivalidade étnica entre lorosae e loromonu, da corrupção entre as elites, das disputas nas forças armadas, do choque dos liberais com a Fretilin de raiz marxista-leninista. Mas o mais amargo para os timorenses, e para quem um dia se vestiu de branco em solidariedade com a sua causa, é este novo papel de Xanana. Trocou os mais de 80% de votos que um dia o elegeram presidente pelos 24% do CNRT (que governa em coligação). Fotógrafo ou vendedor de abóboras, era-lhe possível ser um Mandela timorense, referência unânime para o seu povo ainda em busca de rumo. Preferiu ser um político normal.

6 comments:

Anonymous said...

"Fotógrafo ou vendedor de abóboras, era-lhe possível ser um Mandela timorense, referência unânime para o seu povo ainda em busca de rumo. Preferiu ser um político normal."

Pois, o Mandela e' uma personalidade internacional mas no seu pais nao teve uma accao decisiva para tirar o povo sul Africano da miseria das suas vidas quotidianas. Ficou-se pela personalidade de renome internacional por ter representado a luta contra o apartheid. Vive agora uma vida confortavel sem as preocupacoes e stress proprios de quem tem que governar para o bem do pais e povo.
Xanana podia muito bem agora optar por uma vida confortavel e descansada de um Mandela mas optou por nao passar para essa vida confortavel e descansada por nao querer conformar-se que a luta que liderou para a independencia foi para depois o povo viver na miseria a merce de um grupo de despotas da Fretilin vindos de Maputo. Despotas megalomanos que pensavam ser donos de Timor e que declaravam publica e vergonhosamente serem os senhores soberanos com o direito divino de governar Timor por 50-100 anos como se o povo fosse os seus subditos sem vontade e opiniao propria.

Em qualquer pais sao os "politicos normais" que fazem a diferenca por deterem o poder executivo. Se os "politicos normais" sao maus como os despotas que tivemos nos ultimos 5 anos o povo sofre e foi por isso imperativo que um "politico normal" como Kay Rala Xanana Gusmao entrasse na cena para continuar com a luta que ele proprio liderou durante longos anos para o verdadeiro bem do povo.


"Trocou os mais de 80% de votos que um dia o elegeram presidente pelos 24% do CNRT (que governa em coligação)."

O que ele trocou foi uma vida confortavel e descansada e no fim, depois de provar inequivocamnete a sua valia na genuina e intransigente defesa do bem estar, dignidade e prosperidade do povo Timorense atraves do seu governo, sera finalmente reconhecido como o "Mandela Timorense" que foi alem do Mandela Sul Africano.
O "Mandela" que nao descansou ate libertar o seu povo da miseria e obscurantismo uma vez conseguida a independencia.

O tempo ha de vir em que Kay Rala Xanana Gusmao sera rezado pela historia como o fiel filho de Timor que genuinamente bateu-se pelo bem do povo e nacao ate ao ultimo das suas forcas.

Aqui esta a diferenca do Mandela Sul Africano e o Kay Rala Xanana Gusmao Timorense.

Viva Kay Rala Xanana Gusmao!!!

Viva AMP!

Anonymous said...

O comentarista do dia 12 August 2007 19:36, nao sabe o que diz. Vem aqui dizer que o Nelson Mandela libertou o povo da miseria??? e de rir, so para nao chorar. E diz mais o comentarista que; " O tempo ha de vir em que Kay Rala Xanana Gusmao sera rezado pela historia como o fiel filho de Timor que genuinamente bateu-se pelo bem do povo e nacao ate ao ultimo das suas forcas". E triste ler comentarios desse tipo, quando todos sabem de antemao, pergunte ao povo de TL, o causador da divisao do pais quem foi? Pois este povo respondera sem equivocos que foi o Xanana o causador da divisao no seio da sociedade timorense entre os Loro Sa'e e os Loro Mono. Sugiro ao comentarista que quando fizer comentarios faca-os baseando em factos. Pois tudo o resto e treta, quanto mais propaganda barata em favor dum divisionista.

Anonymous said...

"Vem aqui dizer que o Nelson Mandela libertou o povo da miseria???"

O comentarista das 12 August 2007 21:03 e' o exemplo tipico dos dementes da Fretilin.

Nao sabem sequer ler um comentario quanto mais a Constituicao da RDTL!!

Quem nos poem todos a rir e' voce seu idiota!!

Desde quando e' que eu disse no meu comentario anterior que Mandela tinha libertado o povo da Africa do Sul da Miseria?
Ate pelo CONTRARIO. Disse que Mandela nao fez isso porque depois de uns anitos como Presidente passou para uma vida comfortavel e descansada enquanto que Xanana Gusmao arregacou as mangas e como o novo PM vai agora passar a viver uma vida atarefada com os problemas do povo e da nacao nos ombros.

Voces teem tanta pressa de cortar tudo que nao seja Fretilin que sem pausar nem leem as coisas como deve ser e depois so dizem disparates atras de disparates.

Enxerguem-se!!

Anonymous said...

1 - No dia 11 a US/EFE pôr a correr pelo mundo um texto com o tìtulo “Grupo de Jovens Atacam Colégio Salesiano e Estrupam Mundo”, onde relatava que no dia 10 de Agosto “cerca de cem timorenss atacaram e dstruíram ontem à noite um convento-escola em Baucau violentando várias estudantes, entre elas uma menina de oito anos, informaram hoje fontes da instituição. O superior da ordem dos Salesianos, Basílio Maria Ximenes, atribuiu o ataque a supostos militantes da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), descontentes com a nomeação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro. "Os jovens que atacaram o convento e a escola são militantes da Fretilin. O pessoal e estudantes reconheceram alguns dos sujeitos que violentaram as estudantes no convento", acusou o padre salesiano.
Ximenes explicou que os militantes da Fretilin, partido liderado pelo ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, consideram os sacerdotes e freiras da Igreja Católica como seus inimigos. "Condeno esta tragédia porque ocorreu no convento, um lugar sagrado, e entre as meninas há uma de apenas 8 anos", acrescentou. A Polícia de Baucau, cerca de 120 quilómetros a leste de Díli, confirmou à Efe o ataque ao convento-escola, e disse que abriu uma investigação para deter os suspeitos.”

2 - Horas depois, a Reuters retoma a mesma notícia com ligeiras variações onde a fonte (Basilio Maria Ximenes) é apresentada como “responsável pelo orfanato salesiano Don Bosco”, os perpetradores são “uma multidão” que “vandalizou e destruiu a escola primária daquele orfanato” e diz que “várias alunas foram abusadas sexualmente, incluindo uma menina de doze anos”.

3 – Em Portugal, tanto quanto me apercebi, estas notícias foram de imediato agarradas pelo jornal online Portugal Diário com o mesmo conteúdo da notícia da US/EFE mas citando como fonte a Rádio Vaticante (http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=842180&div_id=291), pela TSF e pelo Público Online.
Já no dia 12 as edições impressas do Público e do DN, atenuavam a informação (acrescentando que à Antena 1, a porta-voz da polícia das Nações Unidas, Kedma Mascarenhas, disse que se registaram apenas confrontos entre dois grupos rivais nas imediações do convento e que "não houve feridos entre as mulheres e as crianças"), mas durante praticamente todo o dia no Portugal Diário e no on-line do Público manteve-se exactamente o mesmo texto sem a rectificação da porta-voz da UnPol. Honra lhes seja feita não me apercebi que nenhum dos canais de TV nacionais tenham sequer mencionado tais “notícias”.

4 - Contudo, hoje, dia 13, logo pela manhã, deparei-me com uma peça na Euronews com todos os ingredientes – alastra a violência em TL, alegados seguidores da Fretilin destruíram casas e edifícios públicos em Díli e Baucau, mulheres e uma criança de 12 anos violadas em Baucau, a morte de uma menina em Viqueque, nem a ONU escapa ao clima de violência com o ataque à caravana, no domingo a Fretilin negou que estivesse a preparar um levantamento armado, etc, etc. etc. -. E esta peça está a passar todas as meias horas, intoxicando a Europa toda, pois que a Euronews é o canal televisivo patrocinado pelo Conselho Europeu. Não me espantaria que agora outras TV's europeia – e não só! - repesquem esta salada-russa noticiosa.

5 - Há um velho ditado que muitas vezes tem sentido – quem os seus inimigos poupa, às mãos lhe morre.
Nesta questão houve um responsável dos Salesianos que espalhou mentiras repugnantes e difamações aberrantes para atacar a Fretilin, a honra de todos os seus militantes e seguidores e dar a ideia de que os Timorenses são uns selvagens bárbaros que não olham a meios para alcançar os seus fins.
Houve – e continua a haver - medias que foram e estão a ser o instrumento para a difusão dessas mentiras e difamações.
E há instituições que estão ou activamente (governo) ou passivamente (PR, PN, UNMIT, igreja) a colaborar nesta farsa que me parece ter o objectivo de mostrar ao mundo que TL é já um Estado falhado a precisar de ser tutelado.
E penso que se deve de imediato atalhar esta deriva anti-soberania e independência nacional e responsabilizar não apenas o autor da invenção, como os seus difusores e branqueadores.
Todos sabemos o papel que supostas “violações em massa” tiveram na preparação da opinião pública para a justificação de operações bélicas e de ingerências na soberania de nações (lembram-se da Bósnia?) e também todos nos lembramos que o ICG tem sede em Washington, delegação em Bruxelas, anda sempre de braço dado com o Vaticano e é presidido pelo Gareth Evans, o ex-MNE Australiano que fez a negociata da Austrália com a Indonésia sobre o petróleo do Mar de Timor à revelia da lei internacional.

Anonymous said...

mentiras repugnantes de um Salesiano?
A margarida nunca mais aprende e falou cedo.

Pelas ultimas noticias ja foi um bandido preso pela alegada violacao.

Enxergue-se sua comuna malabarista mentirosa.

Anonymous said...

Como já era expectável, alguns media portugueses pegaram na salada-russa da Euronews e relataram hoje incidentes que têm ocorrido desde sexta-feira em Timor-Leste. Nisto se destacaram particularmente os medias do universo Balsemão - Lusa, Diário Digital, Expresso – e para ainda muito pior a SIC.
Em relação aos primeiros, o truque consiste na confusão entre um acto individual de violação - sempre reprovável – e um “ataque” seguindo aliás a linha do responsável Salesiano já antes denunciada, que retomam.

Em relação à Sic, basta ver o texto que mantém on-line:
“Publicação: 13-08-2007 11:51 | Última actualização: 13-08-2007 12:00

Violência em Timor controlada. Forças internacionais controlaram a situação, mas há milhares de deslocados. Depois de vários dias de violência, a situação em Timor-Leste está mais calma. A ajuda dos capacetes azuis foi essencial para o controlar da violência nas ruas, provocada pelos apoiantes da Fretilin.

Ao redor de Viqueque há cerca de 10 mil deslocados, enquanto que outros milhares de pessoas fugiram das cidades. De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana.

A onda de violência começou na semana passada, quando na terça-feira a coligação liderada por Xanana Gusmão foi escolhida para formar governo. A nomeação de Xanana Gusmão veio pôr fim às pretensões da Fretilin (que venceu em Junho as eleições legislativas) de liderar os destinos do país.

A escolha de Xanana foi feita pelo presidente timorense, Ramos-Horta, e veio desencadear uma reacção de forte violência por parte de grupos ligados à Fretilin, que levaram a cabo pilhagens, tiroteios e ataques às populações civis.

Coube às forças internacionais no terreno controlar a situação. Treze pessoas foram detidas, suspeitas de atacar uma coluna de viaturas das Nações Unidas. As autoridades policiais timorenses já garantiram que os responsáveis pela onda de violência foram identificados e presos.

O recém-formado governo de Xanana Gusmão tem agora de lidar com os problemas de milhares de deslocados. Espera-se que hoje comece a ser enviada ajuda humanitária para Baucau e Viqueque.”

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/070813_Violencia+em+Timor+chega+ao+fim.htm

Sublinho a total falta de profissionalismo de quem escreve estas flagrantíssimas mentiras: “De acordo com as autoridades locais, morreram ao todo 37 pessoas, entre elas uma criança. Há também registo de uma série de violações a crianças numa escola de Baucau neste fim-de-semana.”!!!

E como se isso já por si não fosse mau, foi com bastante indignação que acabei de ver na SIC-Notícias uma peça sobre a situação da segurança em Timor-Leste e em particular a amalgama que fizeram entre o acto - sempre reprovável, repito! - de um menor de 16 anos ter violado uma menor e as perturbações à ordem no país. E foi também foi com estupefacção que ouvi relatarem que "uma criança morreu em Viqueque e outras foram violadas em Baucau", tanto mais que ouviram autoridades – o vice-primeiro-ministro e um responsável da UnPol - que sobre isto não foram convidados a pronunciaram-se,

Em contrapartida achei bastante correctas e informativas as peças que a RTP e a TVI passaram nos respectivos noticiário das 13 horas.