Sunday 20 May 2007

TROCA DE MENSAGENS POR SMS ENTRE MARI ALKATIRI E Assuwain

http://forum-haksesuk.blogspot.com/2007/05/troca-de-mensagens-por-sms-entre-mari.html




*Assuwain ne´e Laos naran lolos, militante Fretilin
pertence ba grupo FM, hela iha Lisboa!

Depois da divulgação dos resultados da 1ª volta da
Eleição Presidencial de 2007

12 DE ABRIL DE 2007

Assuwain (AW) - Mari Alkatiri, Rogério Lobato e Zé
Reis: A salvação da Fretilin passa por um congresso
extraordinário e, este, está nas mãos dos actuais
membros do CCF. 40% já era entendida como uma derrota,
28% será uma autêntica humilhação para a Fretilin, nas
legislativas.

Mari Alkatiri - AW: Teorias há muitas. Na prática
estamos a segunda luta de libertação. Uma nova
liderança mais dócil para XG e RH e seus amigos será o
fim da F como uma organização independente. Há quem
esteja a espera só deste para fazer valer as teorias.
Na prática o q já fizeram?

AW - Mari Alkatiri: Com respeito presto vassalagem ao
que esta liderança fez de positivo à Fretilin. Mas
isto não pode e nem deve servir-se de motivos para se
perpetuar na condução dos destinos do Partido. Na
democracia, como Cd. melhor sabe, a liderança não pode
e nem deve substituir o Órgão máximo do Partido que é
o Congresso, na avaliação da sua própria conduta e de
outros militantes.

OBS: CCF = Comité Central da Fretilin; XG = Xanana
Gusmão; RH = Ramos Horta; F = Fretilin; Cd. = Camarada

13 DE ABRIL DE 2007

Mari Alkatiri – AW: E o que é ser militante? Lamento
mas a liderança deve permanentemente sujeitar-se ao
escrutineo dos militantes que na verdade sabem quais
são os seus deveres e q cumprem com as suas
obrigações. Convido-o a fazer uma auto-análise para
ver se se enquadra no grupo dos militantes cumpridores
dos seus deveres. Prefiro não julgar ninguém.

AW – Mari Alkatiri: Quando Cd. telefonou para
Presidente do PNT, AA, pedir e ouvir atentamente a sua
opinião, pensei logo que eu também podia manifestar a
minha, independentemente de eu ser ou não um militante
conhecedor dos seus deveres e cumpridor das suas
obrigações. Infelizmente quando estive a estudar na
Indonésia, nunca tive argumentos para merecer
confiança de um general para me adoptar, porque senão,
eu teria sido considerado um bom militante e eleito
membro do CCF e Deputado. Também reconheço que foi
sempre mais fácil à um do dito Grupo de AA se
inscrever noutro Partido do que reinscrever no seu
próprio F, uma vez que sempre deparava com os
seguintes condicionamentos: Cd. MA hatete fil-fila ona
katak, se loron ida maka AA ho nia grupu tama
fila-fali ba FRETILIN, nia (MA) sai husi FRETILIN.

OBS: Cd. = Camarada; AA = Abílio Araújo; CCF = Comité
Central da Fretilin; MA = Mari Alkatiri; F = Fretilin

16 DE ABRIL DE 2007 - (Continuação da resposta à
mensagem de MA, de 13/04/2007)

AW – Mari Alkatiri: Boa noite, Cd. Mari. Não, não
estou como nem podia estar enquadrado no grupo de
militantes que, segundo o critério do Cd. Mari, são
cumpridores dos seus deveres. Sempre morria e morro
sim de INVEJA do percurso de alguns desse grupo,
nomeadamente, no Exterior e, recentemente, em TL, como
por exemplo, do Cd. RL, o miliitante cumpridor,
EXEMPLAR e mais consagrado dos últimos tempos,
tendo-lhe, pelo facto, valido lugares de destaque no
Governo e no Partido.

AW – Mari Alkatiri: Permite-me agora convidá-lo a
recuar um bocadinho, no tempo. Porque é que mudou em
relação ao Cd. RL? Será que estou perante outro Cd.
Mari e não aquele que, em 1989, convidou-me para um
jantar num Restaurante ao lado da casa do saudoso Cd.
José Maria Sarmento, em Queluz-de-Baixo? Na altura,
dizia Cd. Mari que, para além de outras histórias, a
carreira do Cd. RL tinha já sido acabada, devido ao
que lhe aconteceu, em 17 Agosto 1982, no aeroporto de
Angola.

AW – Mari Alkatiri: Porque é que em relação ao Cd. RL,
Cd. Mari colocou de lado os vossos interesses
particulares, em detrimento dos superiores interesses
do Partido e do País, e não do mesmo modo à pessoa
(AA) que, em 1974, foi procurá-lo, motivá-lo e levá-lo
de volta à FRETILIN, quando Cd. Mari, na altura já se
tinha sido isolado dos outros Cds do CCF e não quis já
mais nada com a FRETILIN, por comentários de que Cd.
Mari era um AGENTE de APODETI infiltrado na FRETILIN?

AW – Mari Alkatiri: Porque é que se Cd. AA entrar para
Fretilin, Cd Mari sai? Será que Cd. AA mais dócil para
XG e RH ou uma AMEAÇA? Bem, eu fico por aqui, porque,
I) Não tenho mais dinheiro para carregar o meu
telemóvel. II) Como Cd. Mari disse, e muito bem,
preferir não julgar ninguém. Eu também não quero ser
julgado por mim próprio, pelo que, em minha opinião,
continua a ser o congresso extraordinário o lugar
próprio para sermos ouvidos e julgados. Muito obrigado
pela paciência.
Os meus respeitosos cumprimentos.
AS

OBS: Cd. = Camarada; TL = Timor-Leste; RL = Rogério
Lobato; Cds = Camaradas; CCF = Comité Central da
Fretilin; AA = Abílio Araújo; XG = Xanana Gusmão; RH =
Ramos Horta; AS = Abílio Sereno

Depois da divulgação dos resultados da 2ª volta da
Eleição Presidencial de 2007

10 DE MAIO DE 2007, A PARTIR DAS 22:40, HORAL LISBOA

AW – Mari Alkatiri: Bom dia Cd. MA. Continuo insistir
num congresso extraordinário para reunificar a família
FRETILIN, como incluir FM, PNT e UNDERTIM. Só lhe peço
para ser franco e directo para connosco,
principalmente para AA. Aceita o regresso de AA para
F, e juntos, trabalharmos para que ele seja o seu
substituto? AA não, de certeza, será mais dócil para X
e RH. Respeitosos cumprimentos.

Mari Alkatiri - AW: Franco? Se há uma coisa que não me
falta é a franqueza. Se tivesse feito metade daquilo
que outros fizeram, seria o maior traidor. Ainda me
pedem franqueza? FM? Imagina se tivesse eu a liderar
um grupo desses contra a própria F. Teria sido …
(acrescenta o resto). Quem quiser substituir-me, que
venha e que faça tudo p* falta algum texto *.

AW – Mari Alkatiri: Desculpe-me, mas Cd. continua não
ser franco e directo. Aceita regresso de AA para F e
consigo, juntos, trabalharmos para uma nova direcção
liderada pelo AA? Ainda acha que, com os resultados
das presidenciais e prisão do Cd. RL, tem condições
para levar a bom porto o partido? Cd. MA, durante a
sua governação, eu nunca fui procurá-lo para o
mendigar, e hoje o faço, simplesmente, por continuar a
sentir ligado a este grande partido F que é a nossa
casa mãe, e que está em queda vertiginosa.

Mari Alkatiri - AW: Quer que eu seja directo. Ninguém
é dono da F. Muito menos eu. O ingresso ou regresso na
F obedece a regras estatutárias. Qualquer substituição
faz-se recorrendo em primeiro lugar a alternativas
dentro da própria organização. Já conheço este viciado
raciocínio de AA v MA. Sei o que verdadeira o motiva.
Não vale a pena continuarmos nesta troca de mensagens
por encomenda. A porta da ta da aberta. Quem quiser
tem que provar que merece. A F na MA ou AA. Há mais
alternativas.

AW – Mari Alkatiri: Nas circunstâncias actuais não
concordo mas respeito. Simplesmente não pensou nestas
regras quando ingressou na F o ex-secretário-geral da
Sra. Tutu Soeharto e o regresso do Cd. RL, ocupando os
lugares cimeiros do partido e do governo liderado por
si. Cd. MA, eu sempre pensei com minha cabeça, e essa
escola de disciplina partidária onde o chefe é
intocável, connosco não existe.

OBS: Cd. = Camarada; MA = Mari Alkatiri; FM = Fretilin
Mudança liderado pelo José Luís Guterres; PNT =
Partido liderado pelo Abílio Araújo; UNDERTIM =
Partido liderado pelo Cornélio Gama (L-7); AA = Abílio
Araújo; F = Fretilin; X = Xanana; RG = Ramos Horta; RL
= Rogério Lobato.
posted by FORUM HAKSESUK @ 5:49 PM

3 comments:

Anonymous said...

O Mari tem razao quando diz que teorias ha muitas mas o facto e' que as dele (centradas na sua continuada lideranca do partido) sao as que estao a levar a Fretilin para a cova.

Grande Mari! A oposicao deve apoiar a sua permanencia como lider da Fretilin porque assim o caminho esta meio andado e a derrota da Fretilin nas legislativas torna-se bem mais facil.

Anonymous said...

Gostaria de ver as mensagens do Ramos Horta e Xanana trocadas com o John Howard! Va la oh grande amigo da Timor Telecom, existem ou nao? E melhor dizer a verdade senao os Bispos nao lhe vao dar mais hostias!

ESPIAO

Anonymous said...

Não acredito que tenha sido Abílio Sereno autor dessas mensagens trocadas com Mari! Conheço o "português" dele; não tem este nível de língua que transparece nessas mensagens trocadas com MA.