Monday 14 May 2007

Presidente chinês saúda Horta por vitória naspresidenciais


O presidente chinês Hu Jintao enviou uma mensagem de felicitações a José Ramos-Horta pela sua eleição para a chefia do Estado de Timor-Leste, expressando confiança no futuro do país, informa hoje a imprensa oficial chinesa.

"Estou convencido que sob a sua liderança, o povo de Timor- Leste vai certamente conseguir novos progressos na construção do país", disse Hu Jintao, numa mensagem publicada no Diário do Povo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês, o partido único no poder na China.

"Consigo, desejo fazer esforços para fortalecer as trocas amigáveis e aprofundar uma relação saudável entre os dois países e expandir a cooperação prática bilateral", afirmou Hu Jintao.

Hu recordou que nos últimos cinco anos, desde a independência de Timor-Leste e o estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais, as relações entre os dois países se desenvolveram "de forma suave".

"A China reconhece a importância do desenvolvimento de relações de amizade e cooperação com Timor-Leste e apoia o processo de reconstrução económica da sociedade timorense", lê-se ainda na mensagem de Hu Jintao.

A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste divulgou hoje os números finais da segunda volta das presidenciais timorenses, que confirmam a vitória de José Ramos-Horta com 69,18 por cento dos votos.

A China tem colaborado na reconstrução de Timor-Leste, financiando diversos projectos como a construção em Díli do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Palácio Presidencial e a formação de quadros civis das forças de segurança nacionais.

A petrolífera estatal chinesa Petrochina está também a realizar estudos para a exploração de petróleo submarino ao largo de Timor-Leste.

Timor-Leste é um dos países exportadores de café para o mercado chinês, sendo o principal produto a impulsionar o comércio bilateral.

Em 2005, o comércio entre a China e Timor-Leste foi de 1,27 milhões de dólares (937 mil euros) correspondentes na totalidade à venda de produtos chineses para o mercado timorense, sendo que de Janeiro a Julho de 2006, segundo estatísticas da embaixada de Timor em Pequim, este volume deu um salto superior a dez vezes, com as trocas comerciais a atingir os 13,37 milhões de dólares (9,86 milhões de euros)./ agencia Lusa

No comments: