Wednesday 23 May 2007

Oficial Portugues, um dos melhores que ja conheceu diz Athul Kare , representante especial do secretário-geral da ONU em Timor-Leste


O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas em Timor-Leste considerou hoje como "um dos melhores oficiais" que já conheceu o comandante militar português que chefia o comando distrital da UNPOL em Díli.

"Estou muito satisfeito por a UNPOL ser integrada, na sua maioria, por agentes de nacionalidade portuguesa, da GNR (Guarda Nacional Republicana) e da PSP (Polícia de Segurança Pública). O chefe do comando distrital da UNPOL é português e é um dos melhores oficiais que já conheci", afirmou Atul Khare numa entrevista à Agência Lusa.

Trata-se do comissário António Leitão da Silva, da PSP, um dos mais de 230 militares portugueses que se encontram integrados na Polícia das Nações Unidas (UNPOL), e destacados naquele país asiático e de língua oficial portuguesa.

A UNPOL conta actualmente com 644 efectivos de várias nacionalidades e foi destacado, em Fevereiro de 2006, através de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas para travar a onda de violência vivida no fim do primeiro trimestre desse ano em Timor-Leste.

Sobre a própria UNPOL, Atul Khare lembrou que o mandato da ONU vigora até fins de Fevereiro de 2008 e que espera ver o prazo prorrogado, uma vez que há que formar novos agentes da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), processo "moroso" e que deverá demorar, "no mínimo", cinco anos.

Atul Khare encontra-se desde terça-feira em Lisboa para uma visita oficial, tendo, até sexta-feira, encontros com o presidente Aníbal Cavaco Silva, primeiro-ministro José Sócrates, vários membros do governo e com outras personalidades políticas.

1 comment:

Anonymous said...

Senhor Athul com que então oficial português um dos melhores que já conheceu!
Pensei que os oficiais portugueses eram igais aos que colonizaram Timor.....
Essa declaração cheira-me a esturro... e de que maneira!
Está a dar graxa aos de Lisboa é isso?
Com que então mais cinco anitos os GNR em Timor...
De palavras lindas está o inferno cheio!
Então quando é que os da vida"airada" conseguem harmonizar a vida dos timorenses e dar-lhes pão e trabalho?
De Lisboa vão pedir umas "esmolitas" ao "Cagão" Barroso?
Como vão as relações com o "tonecas" Guterres?
Senhor Athul "good lucky"!
Zé Granjola