Tuesday 22 May 2007

Papa Bento XVI apela à restauração da ordem pública

O papa Bento XVI lançou hoje um "veemente apelo" … restauração da ordem pública em Timor-Leste, durante a audiência em que recebeu as cartas credenciais do novo embaixador timorense no Vaticano, Justino Guterres.


Num discurso proferido em língua portuguesa, Bento XVI dirigiu o apelo aos responsáveis timorenses, pedindo-lhes que "façam tudo o que for possível para restaurar a ordem pública pelas vias legais e assegurar à população o regresso à normalidade".

O papa recordou que "o mundo assistiu incrédulo e preocupado à grave crise" que afectou Timor-Leste nos últimos dois anos, suscitando receios quanto ao "regresso dos fantasmas do passado".

Todavia, Bento XVI louvou a disponibilidade do governo e da oposição em retomarem a via do diálogo e da colaboração "nos dias trágicos" que se viveram, "evitando a tentação de ceder ao conflito com os adversários políticos".

Por essa razão, o papa considera ser este o momento para que as autoridades "façam tudo o que for possível para restaurar eficazmente a ordem pública, pelas vias legais, devolvendo aos cidadãos a segurança para o seu dia-a-dia".

A este propósito saudou a "enorme" afluência nas recentes eleições presidenciais, em que foi eleito José Ramos-Horta, considerando que os timorenses demonstraram "uma grande maturidade cívica".

A mais recente crise sócio-política em Timor-Leste começou em finais de Abril de 2006, na sequência do protesto de cerca de um terço dos efectivos das forças armadas, que evoluiu depois para confrontos entre as forças de segurança e as forças armadas e, numa terceira fase, entre grupos rivais de civis, que provocaram dezenas de mortos e dezenas de milhares de deslocados.

5 comments:

Anonymous said...

A fotografia do Ramos Horta tirada em 2020! Como e que conseguiram isso?
Ze Cinico

Anonymous said...

Vossamecês não viram o Zé Ramos Horta, quando foi votar na segunda volta?
Vossamecês na viram mesmo?
Que ele vestia uma T-shirt com o "Sagrado Jesus" estampado com uma coroa des esprinhos?
Eu na sabia que o Zé era axim tão religioso e devoto do "Coração de Jesus".
Na se admirem que o Zé um dia vai ser canonizado como o xantinho de Timor!
O primeiríssimo Nobel a ser beatificado!
Zé Granjola

Anonymous said...

Ah, tanta dor de cotovelo!
A Fretilin e' humilhada nas presidenciais e os seus soldados passam logo ao ataque.

Tenham calma rapazes. Ainda falta as legislativas.

Anonymous said...

Bem a dor de cotovelo não doi ao Zé Granjola. Simpatizo com o Mari e que vá e que não vá pelo menos é modesto e não é ambicioso como o Zé Horta. O Mari só peca por não se conventer ao catolicismo...
E depois da conversão vestir um T-shirt com imagem de Fátima e com isto levar os timorenses a escolherem-no com o seu governante!
Zé Granjola

Anonymous said...

A Fretilin foi humilhada quando o seu candidato foi o candidato que na primeira volta ficou à frente? Se isto é humilhação, vou ali e já venho!