Sunday 13 May 2007

Timor-Leste- Eleições: Apuramento final completo - CNE



Timor-Leste/Eleições: Apuramento final completo - CNE


A Comissão Nacional de Eleições de Timor-Leste terminou hoje, às 02:50 (18:50 de sábado em Lisboa), o apuramento nacional da segunda volta das presidenciais, que confirma a vitória de Ramos-Horta, anunciou um dos porta-vozes e comissários, padre Martinho Gusmão.

A CNE recebeu 125 queixas relacionadas com o escrutínio presidencial que estão ainda em apreciação, acrescentou Martinho Gusmão.

"Já podemos, no entanto, anunciar que estas queixas não vão alterar o resultado já estabelecido", com a vitória do primeiro-ministro José Ramos-Horta sobre o presidente do Parlamento e candidado da Fretilin, Francisco Guterres "Lu Olo".

Os números finais do apuramento colocam a vitória de José Ramos-Horta nos 69,18 por cento e o resultado de "Lu Olo" nos 30,82 por cento, afirmou à Lusa uma fonte oficial da CNE.

Estes números serão anunciados pela CNE segunda-feira.

O apuramento nacional fixou também a percentagem de votos válidos em 97,34.

José Ramos-Horta deve resignar do cargo de primeiro-ministro após o Conselho de Ministros de quarta-feira, antes de tomar posse como chefe de Estado, no dia 20 de Maio.

O primeiro-ministro, o governo e o Parlamento, em contacto com o partido maioritário Fretilin, procuram chegar a um "acordo político" que impeça a queda do Executivo e a formação do III Governo Constituccional por um período "de apenas sete semanas", explicou à Lusa José Ramos-Horta.

A solução proposta por José Ramos-Horta é a continuação do II Governo Constitucional sob a gestão do primeiro vice-primeiro-ministro, Estanislau da Silva.

Estanislau da Silva, ministro da Agricultura, substituiu várias vezes José Ramos-Horta durante ausências no estrangeiro do chefe do Executivo e nas quatro semanas das duas campanhas eleitorais das presidenciais.

No comments: