Tuesday 15 May 2007

Timor-Leste/Eleições:Situação "sob controlo" em Ermera e Liquiçá - UNPol


Responsáveis pela Polícia das Nações Unidas (UNPol) e pela missão internacional em Timor-Leste (UNMIT) esttiveram hoje em Ermera, concluindo que houve "alguns incidentes" nos últimos dias mas que "a situação está sob controlo" disse fonte oficial

Nas últimas 48 horas surgiram em Díli diferentes relatos de "casas queimadas" e "ataques a apoiantes da FRETILIN" em Ermera e Liquiçá, a sudoeste e oeste da capital, e em Viqueque, a leste.

"O secretário geral do partido Fretilin, Mari Alkatiri, disse hoje que os militantes e apoiantes da Fretilin têm sido atacados, em várias partes do país, depois de José Ramos-Horta ter sido eleito Presidente da República Democrática de Timor-Leste", refere um comunicado distribuído hoje pelo partido.

"No distrito de Ermera, vários dos nossos militantes foram feridos e um deles teve que ser trazido para o hospital em Dili, para tratamento médico", acrescenta o comunicado, citando Mari Alkatiri.

O inspector da Polícia Nacional Jacinto da Conceição afirmou à agência Associated Press que "sete casas foram arrasadas e outras nove foram destruídas e 14 pessoas ficaram feridas".

A comissária Mónica Rodrigues, porta-voz da UNPol, confirmou a destruição de sete casas em Ermera desde o fim-de-semana mas salientou que a situação "está calma" depois da "querela" entre apoiantes do candidato da Fretilin e do primeiro-ministro José Ramos-Horta.

Mónica Rodrigues recordou que os grupos de apoiantes rivais em Ermera assinaram um acordo de paz apoiado pelas forças da UNPol, logo após as eleições presidenciais.

O chefe da UNPol, Rodolfo Tor, e o responsável pelas questões de segurança da Missão Integrada em Timor- Leste, Eric Tan, visitaram hoje o distrito de Ermera para averiguar a veracidade dos relatos de violência pós- eleitoral.

"Os rumores estão ao rubro", admitiu Mónica Rodrigues, "mas em Liquiçá não houve vítimas e nenhum dos incidentes foi grave".

A comissário referiu que elementos da força autónoma de polícia do Bangladesh foram deslocados para Liquiçá e que Ermera recebeu elementos da força policial do Paquistão na sede do distrito, reforçando a presença dos militares da GNR que já estavam estacionados na vila de Gleno.

No comments: