Thursday 24 May 2007

Reintegração de peticionários «só com novo recrutamento»


O comando das Forças Armadas de Timor-Leste "não aceita a reintegração dos peticionários" exonerados em 2006 "mas aceita que passem pelo recrutamento normal", afirmou hoje fonte militar oficial timorense.


"A ideia de uma reintegração dos peticionários" nas Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) "foi recusada pelas chefias", declarou uma fonte militar timorense que tem participado nas negociações indirectas entre o Estado-Maior e os líderes dos peticionários.

"No entanto, a porta das Forças Armadas está aberta para os peticionários que quiserem submeter-se ao processo normal de recrutamento das F-FDTL", adiantou a mesma fonte.

"O Estado-Maior também não esteve de acordo com um processo especial de recrutamento", ao mesmo tempo que admitiu "o pagamento de uma compensação de alguns salários" aos peticionários que, submetendo-se a um novo recrutamento, não venham a ficar no exército.

O Presidente da República timorense, José Ramos-Horta, afirmou segunda-feira que "ainda esta semana continuará o diálogo" entre os líderes do grupo de peticionários e o brigadeiro-general Taur Matan Ruak, chefe do Estado-Maior das F-FDTL.

Ainda como primeiro-ministro, José Ramos-Horta iniciou contactos com as duas partes para tentar "encontrar uma saída que garanta a disciplina e coesão das Forças Armadas e faça justiça aos peticionários que se sintam injustiçados e discriminados", como explicou antes da posse como chefe de Estado.

A 9 de Janeiro de 2006, soldados das F-FDTL submeteram uma petição ao chefe do Estado-Maior e ao Presidente Xanana Gusmão.

A 17 de Fevereiro, os peticionários abandonaram os quartéis e a 16 de Março foi anunciada a exoneração de 594 militares, com data efectiva de 1 de Março.

A 28 de Abril, no quinto e último dia da manifestação dos peticionários em frente ao Palácio de Governo, eclodiu a violência que provocou as primeiras vítimas da crise política e militar, que se prolongou nas semanas seguintes.

2 comments:

Anonymous said...

Quando eu era militar se tivesse feito o que estes palhacos de soldados fizeram, de certezissima que iria ver o sol aos quadradinhos durante pelo menos 12 meses! Prisao para todos eles e deixemos de merdas!

Xico da Tropa

Anonymous said...

Concordo contigo Xico, porque estes gajos não só fizeram o mal como continuam a fazer a caramunha. Não tarda estão a pedir o rabinho lavado com água de malvas.