Wednesday 30 May 2007

Milhares de timorenses recebem certificados de Português


Mais de três mil timorenses receberam hoje o certificado de aprovação em Português referente ao ano lectivo de 2005-2006, numa cerimónia simbólica que juntou o embaixador de Portugal e a ministra da Educação de Timor-Leste na Universidade Nacional.


Os certificados foram entregues a 3 100 alunos do Projecto de Reintrodução da Língua Portuguesa, dos níveis I, II e de preparação para o bacharelato, dos quais cerca de 60 por cento são professores timorenses.

O ano lectivo de 2005-2006 ficou marcado pela crise política e militar de Abril e Maio do ano passado e apenas foi concluído em Outubro, o que fez também recuar a entrega de certificados.

No presente ano lectivo, o Projecto de Reintrodução da Língua Portuguesa tem 14.500 inscritos e cerca de 11.000 alunos frequentam as aulas, segundo o coordenador Filipe Silva.

Entre os 14.500 inscritos, 6.500 são professores do Ministério da Educação, "o que representa uma percentagem muito alta dos 7.200 professores timorenses integrados na Função Pública", sublinhou Filipe Silva.

O Projecto de Reintrodução da Língua Portuguesa iniciou-se em 2000 e durante os três anos seguintes dirigiu-se a crianças do ensino primário e secundário.

Desde o ano de 2003, o projecto alterou o rumo para formar formadores, além de ensinar Português aos quadros de várias instituições e da Administração Pública.

O plano envolve a presença em Timor-Leste de 117 professores portugueses e 180 professores timorenses, estes últimos responsáveis por todos os cursos de nível I e parte do nível II.

No comments: