Saturday 28 July 2007

Timor-Leste: ONU anuncia que deixará de colaborar com Comissão de Verdade e Amizade


Washington, 26 Jul (Lusa) - A ONU anunciou hoje que deixará de colaborar com a Comissão de Verdade e Amizade, criada por Timor-Leste e Indonésia para investigar os factos violentos, que incluem crimes contra a Humanidade, ocorridos em 1999 após a ocupação indonésia.

Numa declaração divulgada em Nova Iorque, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou através de um porta-voz que o pessoal da ONU foi também instruído a não apoiar o trabalho da CVA.

O porta-voz acrescentou que os termos de referência da CVA "prevêem a possibilidade" e "não excluem" este órgão de "recomendar uma amnistia para actos que constituem crimes contra a Humanidade, uma grave violação dos Direitos Humanos ou graves violações da lei humanitária internacional".

"A política das Nações Unidas, contudo é que a organização não pode apoiar ou aceitar amnistias para casos de genocídio, crimes contra a Humanidade, crimes de guerra ou graves violações de direitos humanos ou fazer algo que as possa fortalecer", salientou o porta-voz, acrescentando ser intenção do secretário-geral "respeitar esta posição por uma questão de princípio".

"A não ser que os termos de referência sejam revistos, para cumprir os padrões internacionais, funcionários da ONU não testemunharão, portanto, nos trabalhos da Comissão, nem tomarão quaisquer medidas que possam apoiar o trabalho da CVA, fazendo assim avançar a possibilidade de serem concedidas amnistias em actos desse género", lê-se na declaração.

O porta-voz recordou que a posição da ONU quanto à CVA tinha sido "claramente" definida num relatório anteriormente submetido pelo secretário-geral ao Conselho de Segurança da ONU.

JP/EL.

Lusa/Fim

3 comments:

Anonymous said...

E nunca devia sequer ter entrado nesse arranjinho do Xanana&Horta para safar os Indonésios que mataram mais de 1000 Timorenses, destruíram 80% das infra-estruturas de TL e incendiaram Díli.

aminhapele said...

Estou a esforçar-me para conseguir compreender.

Anonymous said...

O Xanana, o Horta e o Presidente Indonésio combinaram formar uma Comissão para "ouvir" alguns dos implicados nas devastações e assassinatos cometidos pelas milícias e pelos militares indonésios em 1999.

Conforme cozinharam, quem nessas audições mostrasse arrependimento era amnistiado sem sequer precisar de ir a tribunal.

Foi a esta imoralidade que - finalmente agora! - a ONU veio pôr os pontos nos iis. Pois alguns desses criminosos até queriam que alguns dos funcionários da ONU fossem ouvidos! O descaramento já chegava até aqui - e óbviamente! - alguns dos funcionários da ONU nem se ralavam lá muito de ir testemunhar a favor de alguns dos carrascos dos patriotas Timorenses.