Monday 23 July 2007

Escultor português envia estátua de João Paulo II para Tacitolo


O escultor português Alves André é o autor de uma estátua do último papa católico, João Paulo II, que segue quarta-feira para Timor-Leste, depois de benzida, em Portugal, pelo Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, noticia hoje a publicação Fátima Missionária.
Segundo o periódico, a estátua, de 6,5 metros de altura, 4,3 de largura e de 12,5 toneladas, é totalmente feita em bronze e terá como destino a localidade de Tacitolo, a oito quilómetros de Díli.
O trabalho da imponente obra, da autoria de Alves André, é a resposta a um desafio que lhe foi lançado pelo governo timorense.
"O objectivo de Alves André foi criar uma figura mais próxima das pessoas e menos institucional. A estátua excessivamente volumosa é, assim, representativa de um homem cheio que se demarcou no seu tempo. Foi o Papa mais preocupado com as questões da humanidade", apontou o escultor.
Quarta-feira, antes de seguir por via marítima para Díli, a obra será benzida pelo bispo timorense Ximenes Belo, numa cerimónia que contará com a presença do bispo do Porto, Manuel Clemente.
Timor-Leste, país profundamente religioso, já conta com um símbolo cristão: uma estátua do Cristo-Rei, junto à praia da Areia Branca, lá construída durante a ocupação indonésia do antigo território português.

1 comment:

Anonymous said...

Caro Rodrigues Jrodrigues Sarmento,
Assim não dá! Fiz um comentário acerca desta peça e o meu caríssimo amgigo (bloguista claro) não a inseriu.
Não ofendia ninguém mas escrevi verdades nuas e cruas que bom seria que o Povo de Timor-Leste as soubesse!
Por ultimo sou ateu não vou na "treta" de igreja nenhuma seja esta do Deus ou Profeta que divulgue.
Saudações e continue que vai bem e está a produzir um excelente trabalho.