Tuesday 24 July 2007

Grupos rivais envolveram-se em confrontos por causa da formação do novo governo


A dificuldade em formar o novo governo de Timor-Leste provocou uma onda de confrontos entre grupos de jovens rivais nas ruas de Dilí. Pelo menos seis pessoas ficaram feridas.

As forças de segurança das Nações Unidas usaram gás lacrimogéneo e balas de borracha para dispersar os manifestantes.

Após uma explosão numa base australiana, dezenas de jovens invadiram as ruas da capital e envolveram-se em violentos confrontos. Na origem da violência está a formação do novo governo. As eleições legislativas realizaram-se no passado dia 30 de Junho mas ainda não se sabe quem será o próximo primeiro-ministro.

A Fetelin de Mari Alkatiri foi o partido vencedor, mas numa manobra surpresa o ex-presidente Xanana Gusmão conseguiu formar uma aliança de pequenos partidos que garante uma maioria parlamentar.

A decisão cabe agora ao presidente Ramos Horta. O Chefe de Estado pode optar por excluir do governo o partido mais votado. A nova Assembleia Legislativa toma posse no próximo dia 30 de Julho.
Imprimir

2 comments:

Anonymous said...

Tanto quanto sei a Unpol está a averiguar as causas de mais este desassossego que pôs quatro jovens em estado crítico e feriu um total de treze.

Tanto quanto sei esta é a versão da SIC e não bate a bota com a perdigota, pois apenas menciona seis feridos.

Afinal porque é que a SIC não pergunta à Unpol o que é que afinal aconteceu e qual foi a verdadeira motivação destes incidentes?

Anonymous said...

Será que se envolveram por causa da formação do governo ou é mais um incidente causado por grupos rivais e que nada tem a ver com a política.