Saturday 28 July 2007

Militantes preocupados com indefinição do governo no Timor


Militantes preocupados com indefinição do governo no Timor

Díli, 28 Jul (Lusa) - A dois dias da reunião do novo Parlamento timorense, a Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin) analisou neste sábado, perto de Baucau (leste do Timor Leste), a situação política pós-eleitoral e identificou "a preocupação dos militantes" sobre a formação do próximo governo.

O presidente José Ramos Horta enfrenta dificuldades para compor o novo governo em razão da Fretilin ter vencido as eleições legislativas de 30 de junho sem maioria absoluta (29% dos votos válidos). Uma frente alternativa foi formada por quatro partidos oposicionistas, que reivindicam participação na nova gestão.

O professor do ensino fundamental de Bacau Saturnino da Costa foi um dos muitos militantes da Fretilin que compareceram à aldeia de Bucoli para ouvir dirigentes da legenda situacionista, como Arsênio Bano, José Reis e David Xímenes.

"O presidente da República tem que convidar o partido mais votado e depois dar solução de estabilidade", declarou à Agência Lusa o professor, enquanto os militantes colocavam questões aos dirigentes num pavilhão junto à igreja de Bucoli.

"Eu vim aqui porque voto Fretilin e voto Fretilin porque foi o partido que lutou pela nação, contra a maioria Indonésia", disse Costa.

Dentro do pavilhão, durante várias horas, os militantes e quadros distritais do partido majoritário "manifestaram a sua preocupação pelo atual momento político", afirmou à Agência Lusa o secretário-geral-adjunto da Fretilin, José Reis.

"Vamos tentar explicar aos militantes" as opções de Ramos Horta, disse Reis, "mas os militantes entendem todos os passos, conhecem a Constituição e esperam que o presidente a respeite".

"Tudo indica que o presidente possa convidar a Fretilin para formar governo e essa é a expectativa dos militantes", afirmou Reis.

Sobre a hipótese constitucional de Ramos-Horta convidar uma aliança que assegure maioria parlamentar, o secretário-geral-adjunto respondeu que "a interpretação é muito vaga".

O artigo 109º da Constituição timorense, sobre o convite para primeiro-ministro e a formação de governo, tem sido analisado e disputado no debate político desde o anúncio da vitória da Fretilin sem maioria absoluta.

"Temos uma situação única que é diferente do passado. A nossa liderança tenta conseguir uma boa saída para a estabilidade deste país e a Fretilin propõe uma saída que vai contribuir para estabilizar este país", declarou o ministro do Trabalho e Reinserção Comunitária e novo vice-presidente do partido, Arsênio Bano.

Bano disse que a Fretilin "mantém contatos formais e informais com todos os partidos". "Continuamos a apoiar a iniciativa do presidente da República. Estamos abertos para discutir detalhes. O problema é que, do outro lado [entre as legendas de oposição que formaram a aliança alternativa], não há reação positiva."

"Um governo de inclusão mesmo para dois, ou três ou cinco anos, é a melhor solução para resolver os problemas do país", afirmou o dirigente da Fretilin.

A Comissão Política Nacional (CPN) da Fretilin reúne-se no domingo casa do secretário-geral do partido, o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, juntando os membros eleitos do Parlamento nacional.

7 comments:

Anonymous said...

Mas o que é certo é que foi a Fretilin quem venceu as eleições e será a maior burrice o Horta dar o governo aos perdedores.

Anonymous said...

E têm razão os seguidores da Fretilin para estarem preocupados, no ano passado o Horta e o Xanana apoiaram os golpistas e levaram à saída do Alkatiri do governo e apesar da sua postura exemplar e tolerante e de terem GANHO as eleições agora os mesmos querem negar-lhes a vitória? É demais, isso não deve acontecer, seria a maior burla contra a jovem democracia de TL.

Anonymous said...

Estão preocupados e com razão, que geito tinha vir agora o xico-esperto do xanana a dizer que quer ser o PM. Tivesse ganho as eleições, apoios e dólares não lhe faltou mas perdeu-as porque o povo confia mais na Fretilin.

Anonymous said...

Essa é que é a verdade, em quem o povo tornou a mostrar que confia mais é na Fretilin.

Anonymous said...

4 comentarios seguidos da margarida a quererem dar a entender que sao 4 pessoas diferentes em concordancia?

TRISTE!

Anonymous said...

Temos pides aqui no blog? Estes é que são mesmo uns tristes pides.

Anonymous said...

Nao ha pides coisa nenhuma.

Ha simplesmente leitores fartinhos do inconfundivel cheiro a peixe podre que os argumentos e tacticas da margarida deixam no ar.