Thursday 26 July 2007

Tropas australianas ficarão no Timor-Leste até o fim de 2008


Díli, 26 jul (EFE).- As tropas australianas que entraram no Timor-Leste no ano passado com autorização da ONU para ajudar o Governo a sufocar a violência e restabelecer a normalidade ficarão no país até o fim de 2008.

O primeiro-ministro australiano, John Howard, durante uma breve visita à antiga colônia portuguesa, acertou a permanência das tropas numa reunião com o presidente timorense, José Ramos Horta.

"Hoje, na conversa com o primeiro-ministro, pedi que as forças australianas fiquem até o fim de 2008. Podemos fazer uma revisão anual em termos de tamanho e números", disse Ramos Horta.

O líder timorense agradeceu o compromisso da Austrália com seu povo e suas aspirações de independência.

Howard, quem hoje completou 68 anos, lembrou que as tropas se encontram no país com mandato da ONU, para ajudar os timorenses.

"O Timor-Leste tem um lugar especial no coração de muitos australianos. Estaremos aqui pelo tempo que nos pedirem. E o melhor para o povo do Timor-Leste é querer que permaneçamos aqui, obviamente com autorização da ONU. O nosso propósito é estabilizar a situação", afirmou Howard.

A nação atravessa uma delicada situação, sem sair completamente da crise política aberta em 2006. Nas eleições legislativas de 30 de junho, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) venceu com 21 deputados. A maioria é insuficiente para governar com segurança num Parlamento unicameral de 65 cadeiras.

Ramos Horta disse ontem que anunciará na próxima semana o partido encarregado de formar um Governo.

No comments: