Sunday 8 July 2007

Xanana propõe governo de coalizão no Timor sem Fretilin

Díli -Ex-presidente timorense enviará a proposta ao presidente do país, José Ramos Horta, que insiste em uma grande coalizão para tentar acabar com os constantes conflitos

Efe




O ex-presidente timorense Xanana Gusmão propôs nesta sexta-feira a formação de um Governo de coalizão entre quatro partidos, deixando de fora o Fretilin, o mais votado nas eleições legislativas do último fim de semana.

Gusmão disse à imprensa que enviará a proposta ao presidente do país, José Ramos Horta, seu sucessor na Chefia do Estado.

A iniciativa excluirá do Governo o partido Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), que se declarou ontem vencedor das eleições e anunciou o começo de negociações para governar numa coalizão.

Segundo a apuração preliminar, o Fretilin conseguiu cerca de 30% dos votos. Apesar da vitória, a percentagem é insuficiente para o partido governar sozinho. Já o Executivo de coalizão que Gusmão propõe gozaria de maioria no Parlamento de 65 cadeiras.

Os resultados representam um duro golpe para Gusmão, um herói da resistência contra a ocupação indonésia e líder do Conselho Nacional para a Reconstrução do Timor-Leste (CNRT). O seu partido ficou em segundo lugar, com cerca de 23% dos votos.

Ramos Horta voltou a insistir na fórmula de uma grande coalizão governamental para acabar com as divisões e os confrontos que mantêm a instabilidade política no país desde meados do ano passado.

1 comment:

Anonymous said...

Ramos Horta tem de cumprir o preceito constitucional e pedir à Fretilin para lhe indicar um PM, tem de lhe dar posse e depois tem de nomear o governo que esse PM lhe indicar.

É assim em todas as democracias, quem ganha tem o direito de formar governo.