Thursday 19 July 2007

Em Timor-Leste "abertura para governo de grande inclusão"


A reunião de líderes políticos e partidários hoje realizada perto de Dare, nas montanhas a sul de Díli, terminou com "a abertura dos principais partidos para um governo de grande inclusão", afirmou à agência Lusa um dos participantes.

"Conseguimos chegar a um acordo de princípio para a formação de um governo de grande inclusão e da reunião saiu o compromisso de discutirmos qual a metodologia adequada", afirmou à Lusa o líder do partido KOTA, Manuel Tilman.

Por inciativa do Presidente da República, o encontro de hoje juntou numa comunidade religiosa próxima da localidade de Dare, na montanha sobranceira a Díli, todos os líderes de partidos com assento parlamentar, além do chefe do actual Governo e o presidente do parlamento.

"A reunião continuará na próxima segunda-feira em Díli, em vez de estarmos hoje a discutir a metodologia da grande inclusão até à meia-noite", acrescentou Manuel Tilman pouco depois do final da reunião.

A Fretilin, actualmente no poder, venceu as legislativas de 30 de Junho com 29,02 por cento dos votos.

A Aliança para Maioria Parlamentar, juntando os quatro maiores partidos da oposição, apresentou há uma semana ao chefe de Estado uma proposta de governo alternativo.

No comments: