Thursday 26 July 2007

Presidente timorense anunciará que seu partido governará na próxima semana


Dili, 25 jul (EFE).- O presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, disse hoje à imprensa em Dili que na próxima semana anunciará que seu partido se encarregará da formação do Governo, se os demais com representação parlamentar continuarem sem estabelecer um acordo.

"Se na próxima semana, após a inauguração do Parlamento no dia 30 de julho, os partidos não aceitarem minha proposta, então tomarei a decisão estabelecida na Constituição, que será anunciada em algum momento em meados da semana", disse o líder.

"Há duas opções: o partido mais votado, que é o Fretilin (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente), ou o grupo de partidos que têm assegurada a maioria no Parlamento", explicou o Chefe de Estado, que tenta desde as eleições do dia 30 de junho conseguir a formação de um Governo de união nacional.

A Constituição ampara o direito do partido mais votado de formar Governo, disposição que o Fretilin exige que seja cumprida, embora reconheça que encabeçará um executivo condenado ao colapso.

Os timorenses depositavam suas esperanças em que as eleições permitiriam a formação de um Governo forte capaz que restabelecer a união nacional e de ajudar o país a superar a crise política que explodiu em 2006 e que determinou o retornou da ONU, mas o resultado foi espelho das divisões.

Neste contexto, o primeiro-ministro do Timor-Leste, Estanislau da Silva, do Fretilin, anunciou hoje que o problema das dezenas de milhares de pessoas em centros de deslocados não tem uma solução rápida, após se reunir com o enviado da ONU e coordenador humanitário, Fin Reske-Nielsen.

Cerca de 150 mil pessoas fugiram de suas casas entre abril e maio de 2006 por causa da violência e da instabilidade.

O Timor-Leste conseguiu sua independência no dia 20 de maio de 2002.

No comments: