Tuesday 31 July 2007

Novo premiê timorense será anunciado nesta quarta-feira



Díli, 31 Jul (Lusa) - O presidente do Timor Leste, José Ramos Horta, anuncia nesta quarta-feira o novo primeiro-ministro timorense, na falta de um acordo entre a Fretilin, legenda que venceu sem maioria as legislativas de junho, e a oposição.

Maior partido político timorense, a Fretilin liderou as eleições legislativas de 30 de junho, com 29% dos votos válidos. Porém, logo após a divulgação dos resultados, quatro partidos derrotados se uniram, formando a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP).

Com maior número de deputados eleitos que a Fretilin, a AMP reivindica liderar o novo governo do Timor Leste. A maior legenda local também quer comandar o Executivo por se considerar vencedora das eleições legislativas

Após três reuniões de líderes políticos sob iniciativa de Ramos Horta e de quase um mês de conversas com diferentes setores da sociedade timorense, o presidente timorense não conseguiu a "solução inclusiva" que propôs a todos os partidos.

O chefe de Estado do Timor Leste, que foi Nobel da Paz em 1996, chegou a sugerir que a Fretilin liderasse o governo por dois anos e a AMP por dois anos.

Um primeiro teste aos equilíbrios do novo Parlamento aconteceu nesta segunda-feira, com a eleição para presidente do Parlamento de Fernando "La Sama" de Araújo, presidente do Partido Democrático (PD) e um dos líderes da AMP.

O líder do PD conseguiu uma vitória expressiva de 41 votos contra os 24 obtidos pelo candidato da Fretilin, Aniceto Guterres, num Parlamento de 65 assentos.

Nesta terça-feira, a AMP teve nova vitória ao eleger os dois vice-presidentes do Parlamento timorense: Vicente da Silva Guterres, do Congresso Nacional de Reconstrução do Timor Leste (CNRT), e Maria da Paixão de Jesus da Costa, da coligação Associação Social Democrática Timorense e Partido Social Democrata (ASDT/PSD).
UOL Busca

3 comments:

Anonymous said...

"O líder do PD conseguiu uma vitória expressiva de 41 votos contra os 24 obtidos pelo candidato da Fretilin, Aniceto Guterres, num Parlamento de 65 assentos.

Nesta terça-feira, a AMP teve nova vitória ao eleger os dois"

Parece que nos proximos 5 anos as vitorias da AMP vao-se acumular a custo de derrotas para a Fretilin.

Anonymous said...

Se a FRETILIN continuar assim, infelizemente vai somar derrotas atrás de derrotas.....eu sou da Fretilin, mas a desilusão já é mais que muitas com esses dirigentes

Anonymous said...

Mal da Fretilin se não continuar sempra a respeitar a vontade do povo.

Se o povo lhe deu a maioria é obrigação da Fretilin exigir que a convidem para formar o governo.

Em democracia é assim, quem ganha é que governa.