Monday 30 July 2007


Fernando Lassama foi hoje eleito presidente do parlamento timorense, derrotando o candidato da FRETILIN.

Lassama, líder do Partido Democrático, obteve 41 votos contra 24 de Aniceto Lopes Guterres.

Os analistas olham para este resultado como diminuidor da margem de manobra da FRETILIN, o partido mais votado nas Legislativas, e, simultaneamente, como um factor que pode pressionar o Presidente Ramos Horta a convidar a Aliança partidária a formar governo.

Horta adiou uma decisão para quarta-feira.

Fernando Lassama sucede a Francisco Guterres, Lu-Olo, na presidência do Parlament

Rádio Renascença

13 comments:

Anonymous said...

A terceira derrota da FRETILIN!

A Quarta será na Quarta-Feira !...

Café Arábica

Anonymous said...

O que é que tem a ver a eleição do Presidente do Parlamento que é feita pelos seus pares com as eleições legislativas que é feita por todos os eleitores?

Nada, como sabem, são duas eleições completamente diferentes.

Mas certo, certo é que nas eleições legislativas o povo deu a vitória à Fretilin e o PRIMEIRO lugar e apenas deu o quarto lugar ao PD.

E é o primeiro lugar que o povo deu à Fretilin que é determinante para a escolha do PM.

Anonymous said...

O que eh determinante para a escolha do novo PM e' a capacidade de qualquer das partes em poder garantir um governo viavel.

Ja esta bastante claro que a fretilin e' incapaz de garantir isso e visto que o Presidente Ramos Horta ja pos eleicoes intercalares fora de questao so lhe resta convidar a AMP a indigitar o PM de acordo com a constituicao de Timor-Leste.

Qualquer outra opcao so serve para satisfazer os caprichos de Mari Alkatiri em detrimento dos interesses nacionais.

Anonymous said...

Só quando for apreciado o programa do governo no Parlamento é que se sabe se vai passar ou não. Em todos os países quem ganha as eleições é quem tem direito a formar governo.

Anonymous said...

Nao e' verdade!
Em varios paises democraticos da europa ja aconteceu muitos casos de coligacoes pos-eleitorais formarem governo com a exclusao do partido mais votado.

O mais notavel foi o caso da Austria onde o PM foi indigitado pelo terceiro partido mais votado em coligacao com o segundo partido mais votado excluindo assim o partido mais votado do governo.

Exactamente aquilo que esta preste a acontecer em Timor.

Anonymous said...

Não é verdade: apenas na Áustria há 7 anos fizeram uma coligação de onde afastaram o partido mais votado e o resultado foi a Áustria ter ficado sujeita a um boicote dos outros países da União Europeia e esses partidos e políticos que fizeram essa aldrabice terem sido corridos do poder sete anos depois. O crime não compensou. O crime nunca compensa a médio e a longo prazo.

Anonymous said...

E há vinte anos em Portugal os partidos que ficaram em 2º e 3º lugares fizeram a mesma proposta indecente ao PR Mário Soares. Este não alinhou o convidou Cavaco Silva para formar governo. E o líder do PS que fez essa proposta foi corrido anos depois da liderança do PS (Vitor Constâncio) e o outro partido que alinhou nessa jogada, o PRD, desapareceu pura e simplesmente pouco depois. O crime não compensou os batoteiros.

Anonymous said...

Bom eu nao sou do PD, nem apoio a aliança, mas a verdade é que a aliança tem a maioria no parlamento. Os deputados votaram e La Sama foi eleito com a maioria dos votos. Não me parece que tenham sido forçados a votar nele. Votou quem quiz e a maioria votou nele, não só os membros da alianaça mas também os deputados alguns outros partidos pequenos .

A democracia falou!

O melhor a fazer é os lideres da FRETILIN jogarem limpo e ser uma oposicão forte.

No último mandato houve muita asneira porque a oposicão era fraca. Os números não interessa, o que interessa é que hajam decisões com cabeça, tronco e membros...se os senhores deputados trabalharem com coerencia e que estejam aí para defender os interesses do POVO, pois é tão importante estar no governo como na Oposicão. Talvez seja mais importante uma OPOSIÇÃO forte porque assim passarão a ser os olhos do POVO ... e vão obrigar o governo a governar bem...

J. Amaral

Anonymous said...

A democracia fala nas caixas de votos, não fala nas panelinhas cozinhadas por umas dezenas de eleitos.

E o que a democracia falou foi que a Fretilin não apenas foi a força mais votada como até que teve mais de 20 mil votos que o derrotado que ficou em 2º lugar o CNRT.

Respeite-se pois a vontade maioritária dos Timorenses, é esta a vontade que conta e não o que combinaram uns tantos caciques.

O povo escolheu e escolheu a Fretilin. Isso é sagrado.

Anonymous said...

"A democracia fala nas caixas de votos, não fala nas panelinhas cozinhadas por umas dezenas de eleitos."

Engracado! O argumento era exactamente o contrario quando os fretilinistas defendiam com garras e dentes a transformacao da Assembleia Constituinte em Parlamento Nacional em 2002.

Diziam que a maioria na assembleia e' quem mandava porque representavam o povo mesmo que o povo nao tivesse votado para um parlamento.

E agora quando essa 'regra' ja nao convem porque a Fretilin ja nao tem a maioria mudam a regra e ja dizem que "A democracia fala nas caixas de votos"??

A margarida que va catar para outro lado!!

Quer dizer mudam as regras e os argumentos conforme lhes convem? Era bom era mas isso talvez so em Cuba.

Va dar uma curva!!

Anonymous said...

è mesmo sagrada a escolha do povo pois mais de 120.000 escolheram a Fretilin que ficou em primeiro lugar e apenas por isso mesmo deve ser convidada a Fretilin. Deve ser a Fretilin a formar o governo e mais ninguém.

Anonymous said...

E agora qual vai ser a ocupação do Dr. Maria Alkatiri quando o seu partido teve a maior votação?
Vai ele, em vez do Xanana Gusmão,trabalhar a terra e criar umas franguinhas?
Poderia lá ser o Xanana perder o lugar de PM?
Isso nunca!
Ele, como é conhecido é um heroi nacional...
E um lutador da montanha e um líder da resistência timorenses não poderia ficar de mãos abanar...
À sua frente tem a missão de harmonizar os timorenses e desenvolver o território!
Quem não serviu para governar, uma vez, vai agora saber administrar?
Claro que não.
Não desejamos guerras, violências no futuro mas não esperamos nada de bom para os timorenses.
Mudaram-se, apenas, os fundilhos das calças nas cadeiras.
As cadeiras estão no mesmo sitio só que os "traseiros" são outros e irmanados nos mesmos objectivos em manter o Poder e o emprego à conta dos pobres timorenses.

Anonymous said...

Sao so postas de pescada.

A Fretilin e um partido que deve ser respeitado por todos pelo seu passado de luta, por isso convido todos os Fretilianos a unirem-se e a respeitar nao so a Constituicao como decisao do PR.

Espero uma oposicao bem forte com a Fretilin.

...olo vivo