Monday 23 July 2007

Enfrentamento entre jovens e policiais deixa 13 feridos em Díli


Díli, 23 jul (EFE).- Treze pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave, e várias foram detidas nos enfrentamentos de jovens com os corpos de segurança neste domingo em várias partes de Díli, depois de atacarem um heliporto protegido por forças australianas, informaram hoje fontes oficiais.

"Jovens estavam queimando pneus e colocando pedras, madeiras e rodas em fogo em várias zonas de Bairopite, Ailok Laran, Matadoru, na área de Vila Verde, no heliporto e na rua principal de Comoro. A Polícia, apoiada pela ISF da Austrália, utilizou gás e balas de borracha para dispersá-los", declarou à Efe a porta-voz da Polícia da ONU (UniPol), Monica Rodrigues.

"Não posso dizer quantas pessoas foram detidas, mas posso assegurar que aconteceram várias detenções entre a noite de ontem e esta manhã. As operações contra os arruaceiros ainda continuam", acrescentou Rodrigues.

A paramédica Teresinha Tagulai da Cruz, da unidade de urgências do Hospital Nacional de Díli, informou hoje que foram atendidos 13 jovens com ferimentos e quatro deles estão em estado crítico.

"A maioria tinha feridas menores, mas quatro deles estão em estado crítico. Os médicos cubanos os estão operando", explicou Tagulai.

As brigas violentas entre os membros de escolas de artes marciais se transformaram em uma constante na violência que sacode o Timor-Leste desde abril de 2006.

O porta-voz da Força de Estabilização Internacional (ISF, sigla em inglês) australiana, o comandante Ivan Benítez, relatou que a explosão aconteceu na zona que eles ocupam no heliporto de Díli.

"Uma casa ardeu até os alicerces, mas sem causar vítimas", detalhou Benítez.

Embora a investigação oficial ainda não tenha apresentado acusações contra ninguém, segundo testemunhas, jovens seguidores do fugitivo comandante Alfredo Reinado atiraram coquetéis molotov nas tropas australianas.

Reinado, um dos principais personagens da violência que sacudiu Timor-Leste entre abril e maio do ano passado, e que não abandonou essa antiga colônia portuguesa, pediu em diversas ocasiões a retirada do contingente da Austrália do país.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas criou a Missão Transitória no Timor-Leste da ONU (Unmit, sigla em inglês) em agosto do ano passado para ajudar as autoridades da jovem nação a restabelecer a ordem.

4 comments:

Anonymous said...

Ficamos tristes por mais uma notícias de distúrbios em Timo-Leste...
O povo (os jovens creio os provocadores) está cansado dos "jinga-jogos" dos donos e senhores de Timor-Leste.
Que não se culpem os jovens que queimam pneus ou lenha, fazendo barricadas.
Esses jovens de quando a libertação de Timo-Leste, acreditaram nos libertadores que teriam trabalho.
Durante os cinco anos do governo, Xanana, Alkatiri e Ramos Horta não encontraram futuro, mas apenas a ociosidade.
Depois da independência e passado uns quatro anos, revoltam-se porque se sentiram enganados. Assistem ao desembarque de tropas estrangeiras, observam as armas, o barulho das élices dos helicopteros sobre suas cabeças. Chegam outras da Malásia, os GNR de Portugal. Os governantes pedem,pedem mais auxílio...
Essas tropas e polícias estrangeiras trazem armas e os rebuçados, da hipocresia, nos bolsos para oferecerem à criançada.
Timor não foi o país sonhado por eles... Durante os anos de governação dos libertadores, de mesa e de armas não produziram trabalho para os jovens...
O produto nacional que faz desenvolver um Povo.
Pelo que se está a passar em Timor-Leste analisa-se que não há fábricas; não há o desenvolvimento agrícola e das pescas...
Certamente
que vai haver o crescimento da construção para alargar a cadeia de Dili e outras nos distritos.
Um jovem sem trabalho, porque não foram criadas estruturas industriais, considera-se aborto da sociedade.
Os governantes fizeram deles isto.
Timor libertado, os libertadores sentaram-se à sombra do cafeeiro a regalarem-se das glórias que o mundo os distinguiu.
Passearam beberam o champagne da vitória.
Empertigaram-se dos feitos que finalmente são glórias do nada!
Que se levantem os jovens, os que têm valor e governem Timor!
Os herois do nada, mandai-os sentar à sombra dos cafeeiros e que fiquem por lá a remorsarem-se que afinal as glórias, deles, foram vãs...

Anonymous said...

A paramédica Teresinha Tagulai da Cruz, da unidade de urgências do Hospital Nacional de Díli, informou hoje que foram atendidos 13 jovens com ferimentos e quatro deles estão em estado crítico."A maioria tinha feridas menores, mas quatro deles estão em estado crítico. Os médicos cubanos os estão operando".

Não acham mesmo que é altura de acabar com a instrumentalização dos jovens e que urge pôr fim a situações como estas que puseram mais quatro jovens em estado crítico?

Anonymous said...

"Embora a investigação oficial ainda não tenha apresentado acusações contra ninguém, segundo testemunhas, jovens seguidores do fugitivo comandante Alfredo Reinado atiraram coquetéis molotov nas tropas australianas."

Então os partidos apoiantes do Reinado, nomeadamente o PD não diz nada? Assobiam para o ar? Não assumem qualquer responsabilidade?

Não acham que esta é uma atitude cobarde e anti-democrática? Eu acho. E pasmo como é que dirigentes destas têm ainda veleidades de perdendo as eleições quererem participar no governo da República.

Sítio do sol nascente said...

Sr. JRodrigues Sarmento,
Recebi um pedido de ajuda de um Sr. Jacinto César, no sentido de o ajudar a encontrar um familiar ou seus descendentes em Timor. O familiar se for vivo terá 70 e muitos anos e chama-se Vitorino Calçona, viveu em Elvas de onde a família é natural, tendo ido viver para Timor.
Como não me encontro em Timor não sei como o poderei ajudar, mas gostava muito de o fazer e que juntos pudessemos contribuir para a felicidade deste SR., por isso lhe peço ajuda.
O Sr. Jacinto pede ajuda no sentido de lhe fornecer o nome de qualquer organização ou organizações que o possam ajudar a encontrar estes meus parentes, se é que os há!
Espero que me consiga dar algumas informações para http://sitiodosolnascente.blogspot.com/

Obrigada
Laumalai