Monday 9 July 2007

Embaixadores CPLP visitam «portugueses» de Jacarta

Os embaixadores dos países lusófonos em Jacarta visitaram a comunidade de Tugu, a norte da capital, para convívio com a comunidade de ascendência portuguesa, anunciou hoje a Embaixada de Portugal na Indonésia.


A visita à comunidade de Tugu, realizada sábado passado, inseriu-se nas comemorações do décimo aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Jacarta e envolveu os embaixadores do Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Em Tugu está estabelecida uma comunidade que se considera portuguesa e cuja origem na Indonésia remonta ao século XVII, após o abandono de Malaca na sequência da conquista em 1641 daquela cidade malaia pelos holandeses e da expulsão dos portugueses.

"Na comunidade de Tugu, nas imediações do porto de Jacarta, vivem cerca de 350 famílias que usam diariamente, misturadas com o (bahasa) Indonésio, grande número de palavras e expressões portuguesas", refere a Embaixada de Portugal, num comunicado divulgado hoje.

Essas expressões são restos do "papia kristang" trazido de Malaca.

"Apesar da sua excentricidade étnica, são famosos na Indonésia pelos seus três grupos de música 'Kerontchong'", acrescentou a nota da missão diplomática portuguesa em Jacarta.

"Os temas que interpretam (gatu du matu, bate-bate porta, etc...), acompanhados por instrumentos de corda entre os quais o cavaquinho (aqui denominado 'ikilela'), são geralmente dolentes e fazem lembrar música de Goa, mornas de Cabo Verde ou música dos Açores".

O presidente da Associação da Comunidade de Tugu ofereceu aos embaixadores lusófonos uma placa com as armas portuguesas, durante uma festa com música local "e a participação de grande parte da população".

O programa incluiu ainda a visita à igreja protestante do século XVIII, à torre sineira onde se encontrava um sino da época, agora guardado no Museu Nacional de Jacarta, e à Escola Papia Christao.

O embaixador português em Jacarta, José Santos Braga, recebeu do líder da comunidade um pedido de atribuição de duas bolsas de estudo do Português para finalistas oriundos de Tugu "consolidarem a identidade da sua comunidade".

Durante a visita, foi inaugurada a Sala de Leitura/Taman Bacaan Calouste Gulbenkian, uma iniciativa que dá continuidade ao apoio da fundação portuguesa para a aquisição de instrumentos para um dos grupos musicais de keroncong.

2 comments:

Anonymous said...

Para contrabalancar todas as mahs noticias de Timor, uma boa da Indonesia.

Jah conhecia esta comunidade, e acho que foi feita Justica.

QUANTOS PORTUGUESES NAO VIRARAM JAH A CARA PARA ESPANHA?

Gatot Subroto

Anonymous said...

Há gente parva em todo o lado, os Timorenses não têm o exclusivo.