Friday 30 November 2007

Timor-Leste: Forças Armadas "prontas a dar quanto têm" - coronel Lere

Díli, 29 Nov (Lusa) - As Forças Armadas timorenses "estão prontas a dar tudo quanto têm" para cooperar com a justiça, afirmou hoje o coronel Lere Anan Timur à Agência Lusa após a condenação de quatro militares a penas de prisão.

"O nosso país exigiu muito de nós durante 24 anos", declarou o coronel Lere Anan Timur à saída do Tribunal de Recurso, em Díli, onde quatro militares foram hoje condenados a penas de prisão entre os 10 e os 12 anos pelo massacre de oito polícias em Maio de 2006.

"Estamos prontos para dar quanto temos", acrescentou o oficial superior das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) à Lusa.

"Como oficial, não tenho que falar em vez deles", respondeu o coronel Lere Anan Timur quando interrogado sobre os militares envolvidos noutros processos, como o major fugitivo Alfredo Reinado, cujo julgamento está marcado para 03 de Dezembro.

"Como timorense, tenho autoridade moral porque me sacrifiquei pela justiça durante a guerra", acrescentou o oficial.

"Queremos ver um país com justiça e paz".

O coronel Lere Anan Timur afirmou que as F-FDTL "já começaram a cooperar com a justiça".
"Não há problema nenhum", explicou o coronel.

"Fomos vítimas também desta crise política e militar" de 2006, considerou o oficial que, no dia 25 de Maio de 2006, se encontrava em Caicoli, Díli, durante a troca de tiros entre as F-FDTL e a PNTL.

"Temos todos que cooperar com a justiça. A questão é começar. As FDTL já começaram", sublinhou o coronel Lere Anan Timur.

PRM.

Lusa/fim

No comments: