Wednesday 21 November 2007

Durão Barroso inicia viagem à Ásia para reuniões da UE


Bruxelas, 21 Nov (Lusa) - O presidente da Comissão Européia (braço executivo da União Européia), José Manuel Durão Barroso, inicia nesta quinta-feira uma visita de mais de uma semana pela Ásia, que inclui uma escala no Timor Leste e a participação em várias reuniões ao lado do primeiro-ministro português, José Sócrates.

Na quinta-feira, Durão Barroso participa da cúpula da UE com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Cingapura. A delegação européia no evento será liderada pelo presidente do Conselho Europeu e premiê português.

A delegação européia e os líderes da Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Cingapura, Brunei, Laos, Vietnã, Camboja e Birmânia vão comemorar os 30 anos de diálogo entre UE e Asean e aprovar um plano de ação para acelerar as relações entre as duas partes.

"O reforço das relações entre a UE e a Asean é do interesse mútuo. Não apenas porque a Asean é o nosso quinto parceiro comercial, mas também porque tem um papel que está a aumentar para responder aos desafios atuais, como as alterações climáticas, segurança energética e redução da pobreza", disse Barroso antes de partir para a Ásia.

Na sexta-feira, o presidente da Comissão Européia visita oficialmente a Indonésia e no dia seguinte estará no Timor Leste onde terá encontros com o presidente José Ramos Horta e o primeiro-ministro Xanana Gusmão.

Durão Barroso também vai ser reunir com o líder do principal partido da oposição e ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), assim como uma visita ao Parlamento, onde irá discursar.

Segundo fonte da UE, Durão Barroso vai "encorajar" o processo democrático e realçar que o Timor Leste pode contar com a continuação da ajuda e solidariedade européia.

O dirigente europeu visita em 26 de novembro o Vietnã e dois dias depois estará novamente ao lado de José Sócrates na cúpula UE-China com quem segue para Nova Deli para a reunião entre UE e Índia, em 30 de novembro.

No comments: