Thursday 15 November 2007

PSD promete usar palcos europeus para defender maior cooperação

O presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, afirmou hoje que usará os palcos da União Europeia e do Partido Popular Europeu (PPE) para defender políticas de cooperação com Timor-Leste, visando sobretudo a consolidação da sua democracia.


As palavras do líder social-democrata foram proferidas no final de uma audiência com o chefe de Estado timorense, Ramos Horta, em que se fez acompanhar pelos dirigentes sociais-democratas e ex-ministros Ângelo Correia e Martins da Cruz.

No final da audiência com o presidente timorense, que durou cerca de uma hora, Luís Filipe Menezes considerou que o PSD "tem uma longa história feliz e empenhada no apoio a Timor-Leste".

"Os governos de Portugal liderados pelo Presidente da República, Cavaco Silva - de que também fazia parte o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, então ministro dos Negócios Estrangeiros - deram um impulso muito grande a todo o movimento internacional para dar visibilidade à questão de Timor-Leste", apontou, numa referência ao período de ocupação indonésia.

"Esse grande movimento - em que foram os próprios timorenses os grandes ganhadores desse processo, porque foram eles quem mais lutou - conseguiu fazer com que Timor-Leste seja hoje um país independente e que marca a presença portuguesa numa zona do mundo importante", acrescentou.

Segundo Luís Filipe Menezes, em termos de futuro, o principal objectivo do PSD "é manter as relações com Timor-Leste de uma forma perene, procurando ser fiel ao combate pela lusofonia".

"Na União Europeia, o PSD poderá levantar a sua voz para defender o apoio que Timor-Leste ainda precisa para consolidar a sua democracia", especificou o líder social-democrata.

Neste contexto, Luís Filipe Menezes disse que teve oportunidade de falar com Ramos Horta sobre o papel que o PSD desempenha no Partido Popular Europeu, "que é liderante na maioria dos países da União Europeia".

"No âmbito do PPE, vamos continuar a defender políticas que se relacionam com a cooperação com Timor-Leste", acrescentou.

No comments: