Saturday 24 November 2007

Timor-Leste: Durão Barroso anuncia ajuda de 63 milhões euros

Díli, 24 Nov (Lusa) - O pacote europeu de ajuda ao desenvolvimento a Timor-Leste será de 63 milhões de euros, anunciou hoje em Díli o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

"Continuaremos a apoiar o desenvolvimento rural, a saúde e também o reforço institucional do Parlamento e do poder judicial", declarou Durão Barroso diante dos deputados e dos membros do Governo.

Durão Barroso anunciou também a abertura, em Janeiro de 2008, de uma delegação da Comissão Europeia em Díli.

A delegação funcionará na Casa da Europa, num edifício emblemático hoje formalmente cedido pelo Presidente da República, José Ramos-Horta, depois da assinatura de um contrato pela ministra da Justiça, Lúcia Lobato.

Falando numa reunião plenária do Parlamento, Durão Barroso salientou a importância da reforma do sector de segurança de Timor-Leste, a criação de emprego e o relançamento da economia e a resolução "urgente" dos deslocados da crise de 2006.

"Peço-vos encarecidamente que continuem os esforços de reconciliação", afirmou também Durão Barroso, que foi homenageado por todas as bancadas parlamentares e congratulado pelo vice-presidente do Parlamento, Vicente Guterres.

"A democracia precisa de um parlamento forte", defendeu Durão Barroso. "Um Parlamento que actue como oposição construtiva é do interesse de todo o país".

"Todas as partes, no Governo ou na oposição, têm um papel a desempenhar no desenvolvimento do projecto nacional", sublinhou Durão Barroso.

O presidente da Comissão Europeia teve um encontro particular com o ex-primeiro-ministro e secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, realizado no Hotel Timor.

Mari Alkatiri afirmou à imprensa, no final do encontro, que ouviu as palavras conciliatórias de Durão Barroso mas que a Fretilin insiste na "falta de legitimidade e de competência" do IV Governo Constitucional.

PRM

Lusa/fim

No comments: