Tuesday 20 November 2007

"Se voltar a ser candidato só se for às Nações Unidas"


JOÃO PEDRO HENRIQUES

José Ramos-Horta, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE TIMOR-LESTE
Ontem [anteontem] perguntei- -lhe em Belém como comentava críticas a uma alegada diminuição da cooperação portuguesa em Timor. O senhor, elegantemente, não respondeu. Insisto: está ou não a diminuir?

Não me parece que tenha diminuído. Essas críticas vêm da parte de quem?

Lêem-se em sites timorenses, blogues, etc...

Não, não me parece. Estamos satisfeitos com o envolvimento português.

O Presidente português apelou a que haja mais participação de outros países da CPLP na cooperação com Timor-Leste. Parece-lhe um pedido viável?

O problema de muitos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) são os recursos humanos. Mas Cabo Verde, por exemplo, tem muitos recursos humanos e poderia ajudar muito mais. E poderia recorrer ao co-financiamento, quer da parte de Portugal quer da parte da UE. Porque não um programa trilateral CPLP/Timor-Leste/UE, financiado pela UE, em que os países da CPLP investissem com recursos humanos.

Começa a aparecer investimento estrangeiro em Timor-Leste ou ainda não?

Começa. Há um grande investimento de um português que vive há mais de 30 anos em Sidney e que vai construir o primeiro edifício de dez andares em Timor, para habitação e escritórios.

E no turismo?

Algum, pelo menos três hotéis, para além do Hotel Timor.

Tudo em Díli?

Sim. Mas na ponta leste também há um muito bom, australiano.

O senhor tem insistido muito no investimento da construção de estradas, para acelerar o desenvolvimento. Esse seu apelo tem tido resposta por parte do Governo de Xanana Gusmão?

É sensível, é sensível. Mas, para 2008, o que consta - eu ainda não vi - é que o Orçamento do Estado é modesto, tipo tapa-furos. É para tapar buracos. Espero que em 2008 o Governo aposte a sério em negociações com o Kuwait e com o Governo japonês para um empréstimo, para que em 2009 comecem obras a sério.

E quanto à diversificação dos fundos do petróleo?

Isso é prioritário, absolutamente prioritário. Não podemos ter os fundos todos depositados no Tesouro dos EUA. Temos de diversificar a aplicação desses fundos.

Vai continuar na vida política até quando?

No máximo dos máximos, se tudo correr bem, até 2012, quando o meu mandato terminar.

Quer dizer que não se vai recandidatar?

Exacto. Constitucionalmente podia ser. Mas não vai ser. Se voltar a ser candidato a alguma coisa será às Nações Unidas.|

No comments: