Thursday 22 November 2007

Timor-Leste discute antiterrorismo na ONU


Mônica Valéria Grayley
Da Rádio ONU em NY

La Sama diz que, se ajudado, país pode contribuir mais na vigilância das fronteiras com Indonésia e Austráli
O presidente do Parlamento do Timor-Leste, Fernando La Sama, disse à Rádio ONU que, se ajudado com equipamento, seu país pode fazer ainda mais na luta contra o terrorismo.

La Sama está participando da Audiência Anual da União Interparlamentária, na sede da ONU, em Nova York.

O evento "Reforçando o Estado de Direito nas Relações Internacionais: O Papel Central dos Parlamentos" também debate desarmamento, justiça pena internacional e o combate ao terrorismo.


Ataques
La Sama disse que seu país já começou a cooperar com a Indonésia e a Austrália no controle das fronteiras, mas ainda necessita de ajuda logística para aumentar essa contribuição.

"Há boas cooperações, a nossa polícia, a polícia australiana, também a polícia indonésia estão trabalhando em conjunto e também as Forças Armadas. Em nível do Estado, temos sempre encontros e há boas discussões conforme as informações que eu tenho do nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros. Todas as partes estão a trabalhar juntas", disse.


Impunidade
O presidente do Parlamento timorense disse ainda que conta com a ajuda das Nações Unidas para promover um maior combate à impunidade do país.

"Gostaria de solicitar à ONU para que cumpra as suas responsabilidades, falando de direitos universais, de tribunal internacional. Nós não podemos esperar que um país pequeno, um país novo como o Timor vá encarar este problema só. A ONU tem que estar mais ativa para nos ajudar a garantir a justiça para o povo de Timor-Leste", explicou.

O encontro da União Interparlamentária na sede da ONU terminou na quarta-feira, 21 de novembro.

1 comment:

Anonymous said...

Bom nao se esquecam de lidar primeiro com o terrorrismo interno baseaa
do em Gleno.