Wednesday 21 November 2007

História: Seminário debate metodologias e utilizações dos testemunhos orais

A importância dos testemunhos orais na história contemporânea e as metodologias para o seu tratamento estão no centro de um seminário que decorrerá quinta e sexta-feira em Lisboa.


O seminário, que terá lugar na Fundação Mário Soares - que a organiza em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa - intitula-se "Memória & Testemunhos orais". "Pretendemos fazer um ponto da situação, saber o que há, como está preservado e a ser tratado", explicou à Lusa Alfredo Caldeira, administrador do Arquivo e Biblioteca da Fundação Mário Soares (FMS).

Caldeira sublinhou que actualmente as teses em História Contemporânea utilizam cada vez mais testemunhos orais. "Todavia, as teses utilizam apenas alguns parágrafos de entrevistas inteiras que havia todo o interesse em preservar e por vezes ficam esquecidas nas casas das pessoas", alertou. Este seminário procurará também "alertar para a preservação destes testemunhos".

A FMS tem um arquivo sobre o qual "se está a tentar saber o que existe", afirmou. "Ir-se-á também fazer, com este seminário, o ponto da situação" - acrescentou. "Estamos a preparar um sistema informático que suporte os registos sonoros de modo a permitir uma consulta em multimédia", adiantou.

Neste aspecto a FMS "tem prática", pois tem realizado "saídas de equipas para recolha de testemunhos orais e organização de arquivos" em várias ex-colónias portuguesas, designadamente Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Equipas de especialistas da FMS recolhem e fazem o tratamento metodológico dos testemunhos orais.

O seminário, aberto ao público, irá debater metodologias científicas e casos concretos com vários especialistas. Luísa Tiago Oliveira falará das "utilizações da história oral", enquanto Hugo Guerreiro e António Coelho apresentarão um "projecto de arquivo de testemunhos orais". Eduardo Leite apresentará como caso concreto o arquivo da RDP e Paula Godinho falará sobre a história oral e os movimentos sociais.

Uma área "particularmente sensível" é a dos direitos de autor, "na medida em que muitas vezes os testemunhos são utilizados sem autorização dos próprios ou dos seus descendentes", disse. Manuel Pedroso Lima lançará o debate sobre esta matéria, sexta-feira, ao final da tarde.

No comments: