Friday 1 June 2007

Xanana Gusmão tece duras críticas à Fretilin

O líder do CNRT, Xanana Gusmão, teceu hoje duras críticas à governação da Fretilin, considerando que o partido "não tem visão de médio/longo prazo" e que o fundo petrolífero referente ao Mar de Timor-Leste "não significa desenvolvimento".


Numa entrevista à Agência Lusa em Baucau, segunda cidade timorense, onde se encontra no seu terceiro dia de campanha para as legislativas de 30 de Junho, o presidente do Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e ex-chefe de Estado acusou a Fretilin de não ter um programa para os problemas do país.

"O fundo petrolífero não é desenvolvimento e visão não é plano. (Na qualidade de chefe de Estado timorense - 2002/07) Andei sempre a pedir (ao executivo da Fretilin) qual era o plano do Parlamento e do governo", disse Xanana Gusmão, defendendo que a Assembleia da República timorense "apenas serviu para cerrar os punhos e dar saudações".

"(A Fretilin) Respondia que o plano está na visão. Visão não é plano. A Fretilin não tem médio/longo prazo", respondeu Xanana, quando questionado sobre as opções estratégicas do governo que, de 2002 a 2006, foi liderado pelo secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri.

Para Xanana, que deixou a presidência de Timor-Leste a 20 deste mês, o fundo petrolífero "não é desenvolvimento".

"É apenas um factor, aliciante às vezes, que pode alicerçar um programa de desenvolvimento", acrescentou, lembrando que as futuras gerações estão em risco.

"O fundo tem dinheiro para a futura geração, mas a futura geração é doente, analfabeta e morre. Será o fundo para os netos deles?", questionou o ex-Presidente timorense.

Na entrevista à Lusa, concedida no final de um concorrido comício em Baucau, em que também discursaram dois líderes do Grupo de Mudança da Fretilin, o coordenador do grupo, Vítor da Costa, e o ex-chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, Xanana reiterou ser candidato a primeiro-ministro.

"Como cabeça-de-lista do CNRT, sou candidato a primeiro-ministro se o partido vencer as eleições" legislativas de 30 de Junho, afirmou à Lusa naquela cidade situada 150 quilómetros a leste de Díli.

"Não estou a correr atrás do poder, mas quero arrebatar o poder a pessoas que não têm sensibilidade nenhuma", acrescentou Xanana Gusmão.

2 comments:

Anonymous said...

Não são razoáveis a críticas de Xanana à FRETILIN!
Não se sabe se o Xanana pretende arrebatar o poder e depois pode fazer pior obra....
Cautela, cautela comandante Xanana!
Quem o avisa amigo é...

Anonymous said...

Ele só pretende arrebatar o poder para fazer o frete aos Australianos.