Sunday 10 June 2007

«Vitória de 1999 muito se deve a Portugal», diz Ramos-Horta


O Presidente da República timorense afirmou este domingo, numa recepção para assinalar o Dia de Portugal, que «a vitória de 1999 muito se deve à sábia, paciente, discreta e prudente diplomacia portuguesa».


José Ramos-Horta, convidado para a cerimónia na residência do embaixador de Portugal em Díli, agradeceu o apoio português durante a crise de 1999 em torno do referendo pela independência e, de novo, na resposta à grande crise de 2006.

«Se compararmos com há um ano, demos alguns passos significativos na vida do país», explicou José Ramos-Horta numa breve intervenção à comunidade portuguesa em Timor-Leste, acrescentando que, «para esta normalização, muito contribuiu a comunidade internacional, nomeadamente Austrália, Nova Zelândia, Malásia, e, de muito mais longe e em curto espaço de tempo, Portugal».

Perante a grave crise política e militar, Portugal respondeu ao apelo das autoridades timorenses fazendo desembarcar um contingente da GNR a 4 de Junho, em Baucau, demonstrando, segundo o chefe de Estado, «a extrema generosidade do povo português que atravessava períodos difíceis após a aquisição da sua independência».

«Desde os dias mais difíceis, em que pouco se conhecia Timor no mundo e poucos acreditavam e poucos nos apoiavam, era em Portugal que nós encontrávamos maior apoio e maior refúgio», recordou Ramos-Horta, que referiu ter percorrido nesses anos «Portugal de lés-a-lés».


No comments: